05/12/2012 - 21:00
Pesca
Menos rede, mais peixe
A pesca excessiva tem colocado em risco diversas espécies de peixes e crustáceos. Atento ao problema, o engenheiro e designer britânico Dan Watson criou uma espécie de rede sustentável (foto). O artefato possui pequenos buracos circulares dotados de lâmpadas de LED. Elas ajudam a criar uma “rota de fuga” para os peixes pequenos, que, normalmente, são desprezados pela indústria. A energia que alimenta o sistema é gerada pelo movimento da rede.
Reciclagem
Madeira descartada
Boa parte do desmatamento na região amazônica está ligada à extração ilegal de madeira. Acontece que muito do consumo dessa matéria-prima poderia ser suprido com o uso de madeira descartada. Um projeto experimental, apoiado pelo governo federal e agências de fomento, já permitiu a criação de quatro empresas moveleiras em Paragominas (PA). O interessante dessa história é que elas usarão apenas sobras de madeira.
Água de beber
Londres, Nova York e Limeira
Quem viaja para os Estados Unidos ou para algum país da Europa muitas vezes se surpreende ao saber que a água das torneiras pode ser consumida sem susto, devido ao seu grau de pureza. Isso também já começa a se tornar realidade no Brasil. Limeira, cidade do interior de São Paulo com 300 mil habitantes, é uma das que conseguiram essa proeza depois de elevar para 100% a taxa de recolhimento e tratamento de esgoto e a oferta de água encanada. Para isso, já foram investidos R$ 200 milhões e quantia idêntica será gasta até 2015.
Monumento
Feio e inútil
Enquanto se esforça para liderar a corrida na área da energia renovável, a China ainda é palco de iniciativas que seguem na contramão da sustentabilidade. Uma delas é o monumento (foto) instalado em Liaoning. Conheça o projeto que vem sido criticado até mesmo pela imprensa local.
Empresas do Bem
Comunidade
Colgate sobe o morro
Uma das maiores regiões carentes do Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão, está na mira da subsidiária da americana Colgate, comandada por Ricky Ramos. A parceria prevê a realização de oficinas esportivas e de higiene, tendo como foco a saúde bucal. A meta é beneficiar cerca de 12 mil crianças e jovens até o fim de 2013.
Ecologia
Mata Atlântica reforçada
Vinte proprietários de terras localizadas no Espírito Santo, no Paraná e em São Paulo integram a lista dos contemplados pela distribuição de mudas de árvores e plantas pela SOS Mata Atlântica. No total, serão doadas 605.225 mudas por empresas patrocinadoras, como as divisões de capitalização e de cartões de crédito do banco Bradesco, comandado por Luiz Carlos Trabuco Cappi. O trabalho também contempla a preservação de recursos hídricos nessas regiões.