O consumidor está mudando de hábitos e se as empresas não acompanharem a tendência deverão ver as consequências em seus balanços. Essa é uma das conclusões possíveis do estudo divulgado pela WWF Global na última terça-feira (18).

Intitulado Um Eco Despertar: Medindo a Consciência Global, Engajamento e Ação Pela Natureza, o documento mostra que 50% dos consumidores pesquisados trocaram de marca porque a empresa violou seus valores. Para tomar a decisão, recorreram à pesquisa na Internet, onde a busca por produtos sustentáveis cresceu 71% nos últimos quatro anos.

No Brasil, o ativismo digital aumentou exponencialmente com artigos sobre a agenda na imprensa (cerca de 100 mil reportagens a mais na comparação de 2016 com 2020), menções nas redes sociais e recorde mundial no engajamento em ações que requerem assinatura para a defesa de causas relacionadas à natureza. “O Brasil é destaque mundial no nível de participação popular e fica muito claro que o papel da imprensa na disseminação das informações sobre a agenda é fundamental”, afirmou Gabriela Yamaguchi, diretora da WWF Brasil à DINHEIRO.

Com o consumidor mais consciente, os tomadores de decisão precisam agir rápido caso não queiram perder espaço no mercado. “Acabou a era do greenwashing [termo que define estratégia de marketing enganosa sobre supostas ações ambientalmente corretas]”, afirmou Gabriela.

De acordo com a executiva, as marcas precisarão ser reconhecidas pelo seu compromisso ambiental por agentes da sociedade civil como imprensa, entidades e governo, que validarão os resultados. Finalmente a era do blá-blá-blá deve chegar ao fim.

Evandro Rodrigues

(Nota publicada na edição 1223 da Revista Dinheiro)