Depois de décadas de esforços e preconceitos, as mulheres tomaram posições de grande influência no mundo da economia e dos negócios. Mulheres poderosas como Dilma Rousseff, Angela Merkel e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, definem os rumos de grandes economias globais. Também em algumas das maiores corporações já é possível encontrar executivas que tomaram as rédeas. É o caso da Kraft Foods, presidida por Irene Rosenfeld, da PepsiCo, comandada pela indiana Indra Nooyi, e da HP, que trouxe de volta aos negócios Meg Whitman, após ela ter se candidatado ao cargo de governadora da Califórnia. 

125.jpg

Ainda assim, a nomeação da americana Denise Morrison para a presidência da empresa americana de alimentos e bebidas Campbell Soup chamou a atenção por um motivo especial: Denise passou a compor, junto com Maggie Wilderotter, da empresa de telecomunicações Frontier Communications, a primeira dupla de irmãs a comandar grandes companhias abertas dos Estados Unidos. Ambas, inclusive, fazem parte da lista das 50 mulheres mais influentes do mundo dos negócios, elaborada pela revista Fortune. Denise ficou na 21ª posição e Maggie, na 37ª. A chegada de Denise ao panteão dos CEOs é mais impressionante pelo fato de ser a primeIra mulher e apenas a 12a pessoa, em 142 anos, a assumir a tradicional empresa de sopas enlatadas que inspirou a pop art de Andy Warhol. 

 

126.jpg

 

E ela se preparou para esse dia. A executiva atua há 36 anos no setor de bens de consumo, em companhias como  Procter & Gamble, Kraft Foods e Nabisco.  Denise, no entanto, não foi a primeira da família a alcançar o topo da pirâmide corporativa. Cinco anos antes dela, chegou  Maggie,  apesar de ser 13 meses mais nova. Já em 2006, Maggie assumia a presidência da operadora de telecomunicações para áreas rurais e pequenas comunidades Frontier Communications. Denise e Maggie são as mais velhas de um grupo de quatro irmãs que seguiram a carreira executiva. O pai delas, Dennis Sullivan, ex-executivo da AT&T, foi uma força motivadora. Ele costumava promover, durante os jantares, discussões sobre o marketing e a importância de definir objetivos lucrativos.