04/02/2016 - 19:00
Mesmo dos fundos do espaçoso bar A Caverna situado na Rua Gomes de Carvalho, na Vila Olímpia, bairro nobre da Zona Sul de São Paulo, era possível ouvir pneus de um carro esportivo freando. A semelhança com o som da Fórmula 1, no entanto, não era mero acaso. O ex-piloto da categoria, Tarso Marques, que também já competiu profissionalmente na Stock Car, uniu duas de suas grandes paixões: veículos e design. Criou uma das maiores empresas de luxo do automobilismo na América Latina, a Tarso Marques Concept (TMC), e fincou seu nome quando o assunto é customização de veículos.
Ele transforma carros, motos, aviões e barcos. “Tudo começou com a vontade de ter uma moto diferente, com um design único”, diz o empresário. “O negócio foi tomando proporções maiores e hoje somos referência na América Latina.” Estima-se que TM, como é mais conhecido, fature alguns milhões por ano, mas ele não confirma sua receita. Criada em 2004 e com oficinas em Curitiba, em São Paulo e em Miami, a TMC e seus serviços estão longe de atrair todos os bolsos. Os amantes de carro que quiserem um veículo customizado pagarão entre R$ 100 mil e R$ 1,5 milhão para transformar o sonho em realidade.
Os motociclistas podem escolher uma mudança simples de R$ 40 mil ou uma incrementada completa de R$ 560 mil. “Os valores variam muito e dependem dos acessórios que o consumidor deseja”, diz Marques. O volume do trabalho da equipe de 128 profissionais, que vai de engenheiros a estilistas, aumenta conforme seu reconhecimento mundial. Em 2014, por exemplo, o ex-piloto venceu um evento anual de customização de motos em Miami, o 42º Phil Peterson’s Key West Poker Run. Atualmente, a média de serviços prestados é de 96 motos anuais e 38 automóveis por ano, sendo que oito são modelos antigos. Os números do segmento também parecem estar favoráveis ao negócio de Marques.
No Brasil, o mercado de luxo movimentou cerca de US$ 3 bilhões em 2015, tendo entre os produtos mais comercializados roupas, joias, relógios, bebidas e automóveis. Mas, apesar do cenário econômico totalmente adverso em 2016, um dos únicos mercados que deve se manter estável é o de luxo. “Produtos dessa natureza sofrem menos impacto, principalmente por se beneficiar de um efeito que ocorre quando as classes sociais mais baixas estão estabelecidas, fazendo as mais altas buscarem por produtos cada vez mais refinados e diferentes”, diz o especialista Jaime Troiano, sócio-fundador da Troiano Branding.
Aos 40 anos, Tarso Marques segue essa tendência, ignora a crise e utiliza a criatividade para atrair o consumidor que busca ser diferente. Prova disso foi a criação do bar A Caverna. Inaugurado em outubro do ano passado, o lugar parece uma garagem chique, com serviços de barbearia, tatuadores renomados e, claro, bebida e comidas. Presente na vida noturna paulistana como sócio do empresário Álvaro Garnero no Café de La Musique, TM inovou ao colocar todos os produtos expostos no bar à venda. Além das motos customizados por ele, os clientes podem levar o que quiser, inclusive as poltronas.