13/12/2013 - 21:00
Cuba
Natureza preservada
Ciénaga de Zapata é a região de Cuba famosa por ser o maior mangue insular do Caribe. Por décadas, a área esteve ameaçada pela exploração de carvão que colocava em risco a fauna e a flora. Esse quadro, porém, mudou radicalmente, graças à ajuda da Fundação Nicolás Guillén, de Cuba, e da ONG Zunzun, da Suíça. O trabalho teve como eixo a conscientização dos moradores. Agora, o governo cubano espera que a Unesco reconheça a área como patrimônio da humanidade.
Brasil
Natureza em perigo
Um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, está pedindo socorro. A região, que abriga pinturas rupestres e funciona como Parque Nacional, é administrada pela Fundação Museu do Homem Americano, mas
vem perdendo apoio, especialmente do setor privado. Uma das poucas empresas que continuam contribuindo com o projeto é a Petrobras.
Rio 2016
Jogo legal
Uma boa notícia para a Floresta Amazônica e outros biomas que sofrem com o desmatamento. Na semana passada, o Comitê Rio 2016 e a certificadora FSC assinaram acordo para garantir que a totalidade da madeira usada na produção do mobiliário que vai equipar a Vila Olímpica, por exemplo, venha de empresas certificadas. Segundo a ONU, o comércio ilegal de madeira movimenta, por ano, cerca de US$ 100 bilhões em termos globais.
Vida moderna
Pedaladas e ar puro
Uma das maiores queixas de quem usa bicicletas nas grandes cidades é a poluição emitida por ônibus, caminhões e automóveis. Problema que levou a tailandesa Lightfog a desenvolver a Air Purifier Bike, capaz de filtrar o ar ao redor do ciclista. A magrela é elétrica e funciona da seguinte forma: um dispositivo instalado no guidão filtra o ar e o envia para o rosto do ciclista. Um reservatório com células de fotossíntese e água ajuda nesse processo.
Empresas do Bem
Esportes
Em forma com a Bradesco Seguros
Para sensibilizar os brasileiros a aderirem à prática esportiva, a Bradesco Seguros criou o Circuito da Longevidade. A iniciativa, composta de corrida e caminhada de rua, já passou por 20 cidades de nove Estados, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, e reuniu 277 mil pessoas desde 2007. Nesse período foram doados R$ 1,3 milhão para ONGs, resultante do valor arrecadado com a cobrança de taxa de inscrição.
Gastronomia
O cardápio social da JBS
Chefs de cozinha, como Olivier Anquier, integram a lista de voluntários do Instituto Chefs Especiais, de São Paulo. O Instituto, que acaba de ganhar o apoio do frigorífico JBS, usa a culinária como laborterapia para jovens portadores de síndrome de down. Eles aprendem receitas rápidas e práticas que podem ser reproduzidas em casa.