14/09/2011 - 21:00
Vem de Portugal o mais recente exemplo de arquitetura que une o estilo futurista com uma pegada ecológica. O edifício, assinado pelo escritório de arquitetura Ooda, de Lisboa, é um dos finalistas do concurso mundial para o projeto do prédio do novo museu de arte moderna de Taipé, capital de Taiwan. As paredes de vidro vão abrigar painéis solares para a geração de energia, além de sistemas de captação de água da chuva para ser usada na manutenção do prédio. A abertura programada das janelas permitirá a ventilação do local, economizando no uso de ar-condicionado. Abaixo, outros tipos de construções sustentáveis no mundo.
Motocicleta
Ligada no motoqueiro
Pioneira na criação do carro superesportivo elétrico, a americana Tesla volta a surpreender. Seu novo projeto é a E-Max (foto), uma motocicleta incrementada e estilosa. A diferença é que a energia não virá da tomada, mas sim do meio ambiente e do condutor. É que a moto possui sensores capazes de converter a energia gravitacional e o calor do corpo do piloto em “combustível” para as baterias.
Calçado
Tênis consciente
A JoJo, grife belga de calçados feitos de materiais sustentáveis, encontrou um jeito diferente de vender e ajudar as causas sociais. Quem adquire um tênis da marca pode escolher para qual projeto será doado uma parte dos recursos gastos na compra. As opções incluem, por exemplo, o plantio de árvores na Nigéria. No site da JoJo é possível assistir aos vídeos sobre os programas beneficiados.
Reciclagem
Jornais que escrevem
Foi-se o tempo em que os jornais velhos serviam apenas para embrulhar lixo. A americana TreeSmart está usando esse material para a confecção de lápis. As folhas são submetidas a um processo químico-físico e recebem substâncias não tóxicas, o que lhes confere a maciez do lápis de madeira. A diferença é o uso de um material descartado e o preço competitivo em relação ao lápis convencional: US$ 0,34 cada. A companhia faz entrega no Brasil, mediante o pagamento de uma taxa de US$ 7 por pedido.
Preservação
Agricultura consciente
Alvos constantes dos ambientalistas, os produtores rurais querem mostrar que não são os vilões dessa história. Esse foi o mote do II Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima, realizado, na semana passada, em São Paulo. Os números:
Empresas do Bem
Educação
Dobradinha pela ecologia
A filial brasileira da Nestlé se aliou ao Instituto Ayrton Senna, comandado por Viviane Senna, para ampliar sua atuação na educação para a sustentabilidade. Com a parceria, os cursos de capacitação de professores e a produção de material didático (livros e cartilhas sobre o tema) deverão beneficiar 500 mil alunos e 19 mil educadores de todas as regiões do País.
Esporte
BB sobe o morro
O Banco do Brasil, presidido por Aldemir Bendini, e a Escola de Vôlei Bernardinho estão levando as práticas esportivas de alto nível para as comunidades carentes do Rio de Janeiro. Depois da favela Tavares Bastos agora é a vez da Nova Brasília, situada no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade. Diversos jovens que passaram pelo projeto, hoje atuam como atletas nos times do Flamengo e Botafogo.