Um dos profissionais mais inovadores dessa safra é o russo Alexander Remizov, do Remistudio, criador do Hotel Arca. Inspirada na mítica Arca de Noé e com uma área útil de 14 mil metros quadrados, a edificação surpreende pelos toques futuristas e pela funcionalidade. Não foi divulgado o custo para colocar o projeto de pé. Capaz de flutuar e com uma estrutura que se ?acomoda? ao ecossistema, Remizov garante que o hotel resiste a enchentes e até terremotos. Saiba por quê:

 

74.jpg

 

 

Design


Mesa ecológica 

 

No que depender dos designers, em breve, a profissão de marceneiro deverá se fundir com a de jardineiro. Ao menos na Islândia, onde fica a sede da Furnibloom, criadora de um conjunto de mesas e cadeiras que abrigam um pequeno jardim em seu interior (foto). As peças são feitas de plástico atóxico e possuem tampas para facilitar a manutenção das plantas. Preço: cerca de US$ 1,5 mil.

 

24.jpg

 

 

Moda 


Acerola no pé

 

Depois de passar aperto por conta da invasão de produtos chineses, a indústria brasileira de calçados começa a dar a volta por cima. E faz isso por meio de tecnologias renováveis. Uma das mais recentes foi criada pela gaúcha Artecola e consiste no uso da fibra de acerola. Esse insumo é a base da fabricação do contraforte, peça que mantém a estrutura do calcanhar. Só não dá para pensar em fazer suco.

 

25.jpg

 

 

Energia


Pilha fácil de carregar 

 

A pilha é um daqueles produtos que não tem mais como evoluir. Correto? Não é o que pensa o cientista japonês Haimo Bo, criador da Continues (foto), que possui entrada para cabo USB. Com isso, ela pode ser carregada em dispositivos como computador, notebook e até no iPod. A pilha ainda está na fase de protótipo e não foi definido quando começa a ser produzida em escala comercial. 

 

26.jpg

 

 

Poluição


Perigo no ar 

 

São Paulo lidera a maioria dos indicadores do País. Mas, em se tratando de poluição, quem está na frente é o Rio de Janeiro. É isso que mostra o estudo elaborado pela Agência Ambiental Europeia e pelo Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Os maiores vilões da poluição são o transporte rodoviário e os resíduos urbanos. O ranking:

 

76.jpg

 

 

Devastação


O crime compensa?

 

O número é do próprio Ibama. Apenas 0,75% das multas aplicadas são pagas pelos infratores. O excesso de recursos e a lentidão da Justiça ajudam a explicar esse fenômeno. O órgão, encarregado de zelar pela legislação ambiental, também vem multando menos. No período 2005-2010 o número de autuações caiu 42%. Recuou de 32.577 para 18.686.

 

 

Empresas do bem


Música


Sons do Carrefour

 

A rede francesa de supermercados Carrefour é a mais nova patrocinadora do Projeto Guri, programa ligado ao governo de São Paulo, cujo foco é a iniciação musical de adolescentes de baixa renda. A rede vai bancar integralmente as ações do projeto nas cidades de Ribeirão Preto e Sorocaba. Além disso, deverá patrocinar o circuito 2011 de aulas-espetáculo.

 

23.jpg

 

 

Reciclagem


Caça ao lixo eletrônico

 

O descarte correto de telefones celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos começa a mobilizar um número cada vez maior de empresas. Uma das que aderiram a essa cruzada foi a CPqD, que atua em pesquisas e é comandada por Helio Graciosa. A instituição se uniu à Oxil, especializada em manufatura reversa, para implantar uma campanha de recolhimento desses produtos em Campinas, no interior paulista.

 

27.jpg