16/11/2011 - 21:00
Antártida, a fronteira final
O aquecimento global está causando o derretimento do gelo que cobre vastas extensões do planeta, especialmente em países que fazem fronteira com o Polo Norte. Por conta disso, começam a brotar movimentos para o uso econômico dessas áreas para a exploração de petróleo ou para a agricultura. No entanto, a Aliança Oceânica Antártida, formada por ONGs como o WWF e o Greenpeace, quer evitar que isso aconteça no Polo Sul. Ela defende a criação de uma zona de exclusão econômica nos mares da região. Caso seja aprovada, a iniciativa dará origem à maior área marinha protegida do mundo. Entenda por que essa região é estratégica:
Varejo
Loja ecológica
A Associação Paulista dos Supermercados (Apas) pretende tornar mais sustentável as empresas do setor. Para isso, acaba de lançar o Guia da Loja Verde (foto). O material reúne dicas e conselhos de como adotar práticas que reduzem o desperdício e garantem economia nos gastos mensais de luz e água em até 40%. O guia também reúne experiências bem-sucedidas no setor. Para ter acesso à publicacão, basta entrar no site da entidade (www.apas.com.br) e baixar o conteúdo gratuitamente.
Energia
Economia automática
Deixar celulares e tablets na tomada, depois que eles atingiram o nível máximo de carga, não é uma decisão inteligente. Isso pode danificar o equipamento e, de quebra, gastar energia. Para auxiliar os distraídos, os designers sul-coreanos Dan Lee e Jang Kim criaram o Dialug (foto). Trata-se de uma tomada dotada de um dispositivo que corta a energia quando os aparelhos ficam totalmente carregados.
Clima
Problemas à vista
Existe uma relação direta entre a situação econômica de um país e sua exposição ao risco climático. Essa é uma das conclusões do estudo Mudanças Climáticas e Riscos Ambientais, realizado pela consultoria britânica Maplecroft. O relatório mostra que essas nações apresentam o maior grau de vulnerabilidade em caso de desastres relacionados às mudanças climáticas, como furacões e ciclones.
A região Sudeste do Brasil aparece na categoria de risco médio. O ranking:
Pesquisa
Biocombustível de algas
A americana Intel, maior fabricante de chip para computadores pessoais do mundo, pretende mostrar que também pode ser grande quando o assunto é sustentabilidade. Na filial situada no Arizona (foto), foi instalado um sistema que usa os gases de caldeiras para “alimentar” algas que produzem biocombustível. A pesquisa é experimental e tem por objetivo gerar conhecimento sobre o tema.
Empresas do Bem
Renda
Visão social
Os programas de geração de renda promovidos pela Fundação Banco do Brasil, comandada por Jorge Alfredo Streit, geram boas práticas pelo Brasil afora. Uma delas é a utilização de bambu para a confecção de armações de óculos de sol. O trabalho é desenvolvido pela comunidade rural de Ravena, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Parceria
À moda Volkswagen
Os uniformes utilizados pelos trabalhadores da Volkswagen, no Brasil, estão ganhando um destino nobre depois que completam seu ciclo de vida. Eles são a matéria-prima que as costureiras (foto) ligadas à Associação Mundaréu, em São Bernardo do Campo (SP) usam para produzir bolsas, estojos e mochilas escolares.