Você tem ideia do que significa uma rede com a taxa de transmissão de 40 Gigabits por segundo? Um disco de alta definição Blu-ray, por exemplo, seria baixado em menos de dois segundos ou 1,5 mil canais HD poderiam ser assistidos simultaneamente. Essa rede ultrarrápida será usada na Olimpíada do Rio de Janeiro, que começa a partir do dia 5 de agosto. Ela conectará mais de 60 mil pontos de acesso à rede, distribuídos em mais de 100 locais relacionados ao evento, de competição ou apoio. “O Brasil terá os Jogos Olímpicos mais conectados da história”, diz José Fêlix, presidente do grupo mexicano América Móvil no Brasil, dono da Claro, Embratel e NET, responsável pela infraestrutura tecnológica.

Há quatro anos, nos Jogos Olímpicos de Londres, o tráfego principal era composto por mensagens. Agora, deverá predominar o vídeo, o que muda a configuração do perfil da rede. “Esse é um desafio enorme”, afirma José Formoso, presidente da Embratel. A base de telecomunicações da Rio 2016 será uma rede com mais de 380 quilômetros de fibras ópticas. Serão ainda mais de 61 mil horas de transmissão de tevê para 5 bilhões de pessoas em 200 países. A projeção é de que serão enviados três milhões de mensagens e as pessoas falarão 18 milhões de minutos por voz em todo o evento. Para ampliar a cobertura de rede móvel da Claro, foram instaladas 97 novas estações 3G e 4G, 20 mil linhas de telefonia móvel e 12 mil pontos de tevê por assinatura. O grupo mexicano investiu R$ 30 bilhões nos últimos três anos no Brasil e parte desse montante foi direcionada para a infraestrutura dos Jogos Olímpicos.

O diretor executivo de negócios e marketing da Embratel, Marcelo Miguel, explica que, no início, eram 10 pessoas dedicadas exclusivamente ao projeto. Hoje, são cerca de três mil e, durante o evento, as equipes trabalharão sete dias por semana e 24 horas por dia no Technology Operational Center (TOC), local de onde será feita toda a gestão da rede e dos serviços. A segurança é uma das prioridades. Até agora, já foram realizados 43 testes para detectar possíveis problemas, de acordo com Miguel. O resultado foi positivo. Os serviços fornecidos pelo grupo mexicano atenderão todo o público envolvido no evento: atletas, torcedores, voluntários, comitivas e jornalistas.