06/09/2013 - 21:00
Artesanato
Rumo a Nova York
A arte de brasileiros de diversos cantos do País está prestes a ganhar o mundo. Peças como os utensílios de cozinha produzidos pela Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, serão expostas no salão principal do prédio da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, entre os dias 9 e 16 de setembro. No total, serão mostrados os trabalhos de 15 artesãs de 12 Estados.
Mobilidade
Vestido para pedalar
O número de ciclistas nas grandes metrópoles não para de crescer. A adesão às magrelas, no entanto, provocou também o aumento nos acidentes. Para ajudar a melhorar a segurança, a americana Fos criou um painel de LED (foto) que se comunica com motoristas de carros, ônibus e caminhões. Antes de fazer uma curva, por exemplo, o sistema de luzes indica, em forma de seta, qual direção o ciclista vai seguir. O adesivo pode ser colado nas roupas e em mochilas, é movido à bateria e custa US$ 149, na versão com 287,3×7,6 cm.
Embalagens
Papel de semente
Em um mundo onde 1,6 bilhão de pessoas não têm acesso a equipamentos de refrigeração, formas inventivas de conservar alimentos são sempre bem-vindas. Foi isso que motivou a criação do FreshPaper (foto) pela designer indiana Kavita Shukla, sócia e CEO da FenuGreen, baseada nos Estados Unidos. Trata-se de uma folha de papel incrustada de especiarias que, quando colocada em contato com os alimentos in natura, impede a ação de fungos e bactérias. A embalagem permite quadruplicar o prazo de validade de frutas, legumes e vegetais.
Mobilidade 2
Scooter coletiva
Depois da bicicleta, agora chegou a vez das scooters caírem no gosto dos ecologistas europeus. Em Barcelona, essas motocicletas de baixa cilindrada são a base do novo programa de mobilidade urbana, que prevê o uso compartilhado de scooters elétricas (foto). O Programa Motit já conta com 50 veículos na cor roxa e a meta é multiplicar por dez essa frota, até o final de 2014. Os veículos atingem a velocidade de 40 quilômetros por hora e para guiá-los é preciso possuir habilitação.
Empresas do Bem
Amazônia
Inovação na floresta
Para celebrar o primeiro aniversário do centro de inovação instalado em Manaus, a Natura, comandada por Alessandro Carlucci, vai premiar cientistas que desenvolverem ingredientes baseados em espécies vegetais típicas da Amazônia. A iniciativa também contempla um acordo com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para elaborar projetos científicos na região.
Reciclagem
Parceria social da Novelis
Uma lata, um sorriso. Esse é o mote do projeto que a subsidiária da Novelis, presidida por Tadeu Nardocci, está tocando em parceria com o WTC São Paulo. As latas depositadas nos pontos de coleta do complexo (composto de torre de escritórios, hotel e centro de compras) serão comercializadas, sendo a renda obtida direcionada aos projetos sociais.