O Airbnb acaba de apresentar o primeiro lucro líquido anual em 15 anos de vida. E que lucro! A empresa divulgou na última semana o relatório de resultados de 2022.

As receitas somaram US$ 8,4 bilhões, o resultado líquido foi de US$ 1,9 bilhão e o Ebitda ajustado, de US$ 2,9 bilhões. A estratégia de demitir 25% dos colaboradores parece ter funcionado.

A companhia afirma ter 6,6 milhões de ‘listagens ativas’ (onde são ofertadas estadias e experiências) e realizado 1 bilhão de chegadas de hóspedes no mundo todo.

Outro indicador relevante para a empresa é o incremento das hospedagens de pelo menos uma semana, número que no quarto trimestre de 2022 cresceu 40% sobre o quarto trimestre de 2019, ano pré-pandemia – e uma a cada cinco estadias é de longo prazo (28 dias ou mais). Do começo de 2023 até terça-feira (21), as ações haviam subido 51%.

(Nota publicada na edição 1313 da Revista Dinheiro)