16/03/2011 - 21:00
Especula-se no próprio governo que a escolha do fornecedor ainda possa sair, mesmo porque não haveria desembolso na compra dos aviões neste ano. O contrato é estimado em US$ 5 bilhões. A americana Boeing, a sueca Saab e a francesa Dassault estão no páreo. O Ministério da Defesa calcula que, depois de escolhido o parceiro, vai demorar pelo menos um ano para definir as condições contratuais. Além disso, a compra irá contar com financiamento externo.
Receita rápida
Cientistas agradecem
Em linha com o discurso de estimular a inovação, o governo baixou uma medida para reduzir a burocracia para importação de material científico. A Receita Federal agora terá de liberar produtos com mais rapidez, além de armazenar materiais de pesquisa perecíveis de forma adequada.
Estádio verde
Faltaram as licenças
Candidato a palco da abertura da Copa, o estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi lançado como projeto sustentável a ser certificado com o selo verde. Agora, o MP ajuizou uma ação para embargar a obra justamente pela falta de licenciamento ambiental.
Cena no Planalto
Tal pai, tal filha
Brasília ficou vazia de políticos no início da semana passada, mas as sátiras a eles tomaram conta das ruas da capital. Além das máscaras da presidente Dilma, o bloco Pacotão, que desfila desde os anos 1970, incorporou na última hora uma fantasia ironizando Jaqueline Roriz, flagrada em vídeo divulgado na semana anterior recebendo propina do que ficou conhecido como “mensalão do DEM”. “Tal pai, tal filha”, dizia o cartaz, lembrando as denúncias contra o ex-governador Joaquim Roriz, pai de Jaqueline.
PDP
Foco na disputa
A fase 2 da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) já tem foco, mas ainda não tem data para ficar pronta. O ministro Fernando Pimentel mandou refazer o estudo que estava pronto desde o ano passado. O primeiro programa, lançado no pico da crise, em 2008, era centrado em desonerações tributárias. Agora, o mote é competitividade.
Têxteis
Enxoval importado
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil está preocupada com o número de brasileiros que viajam atrás das pechinchas de Miami, na Flórida. Com o real valorizado, os turistas estão renovando o armário e já há até agências organizando viagens para compra de enxovais de bebês na terra do Tio Sam.
Notas
O Brasil ganhará destaque no portfólio da Tourist Union International, maior operadora de turismo do mundo. A promessa foi feita pelo CEO da empresa, Steffen Boehnke. Segundo ele, o Brasil tem tudo o que os turistas gostam.
O Brasil fez bonito no maior evento comercial do setor de alimentos da Ásia. As 20 empresas brasileiras que compareceram à Feira Foodex, no Japão, voltaram com expectativa média de exportação para a região de US$ 780 mil cada uma para os próximos 12 meses.
Com Guilherme Queiroz e Rodolfo Borges