12/01/2011 - 21:00
Quem investiu em ações em 2010 precisou contar com a mira certeira e a mão firme de um atirador de facas. As incertezas sobre a recuperação da economia americana e a crise na Europa afetaram bastante o comportamento da bolsa brasileira.
Assim, quem vinculou suas aplicações ao Índice Bovespa sentiu calafrios: nos 12 meses findos em 30 de novembro, o índice subiu apenas 0,99%, sequer compensando a inflação de 5,6% do período.
252,6% foi a alta de Hering ON. Dentre as blue chips, somente a Vivo ON se destacou
Mas quem mirou nos papéis do mercado interno tem motivos de sobra para receber os aplausos do respeitável público. As empresas voltadas ao mercado consumidor brilharam em 2010.
A ação mais rentável do período foi Hering ON, cujas ações valorizaram-se 252,6%. Lojas Marisa ON e Le Lis Blanc ON também brilharam.
“O setor de consumo se destacou em um período em que os juros estão mais baixos para os patamares históricos brasileiros e em que houve expansão do crédito”, diz Fausto Gouveia, economista da Legan Asset Management. Na lista das vencedoras, a única blue chip que aparece é a Vivo ON, que encerrou o período com ganhos de 136,3%.