12/04/2013 - 21:00
Farmacêutico
O americano Abbott e o suíço Novartis são os únicos laboratórios que se mantêm na disputa pelo passe do brasileiro Aché, segundo uma fonte a par das negociações. Um dos entraves para a concretização do negócio é o preço pedido pelas famílias Baptista, Siaulys e Depieri, controladoras da empresa. Os acionistas trabalham com um múltiplo de 25 vezes a sua geração de caixa. Tomando como base os dados do balanço de 2012, isso significaria que o valor do Aché, cujo conselho de administração é presidido por seu fundador, o empresário Adalmiro Dellape Baptista, seria de R$ 12,5 bilhões. A perspectiva de ter de desembolsar essa dinheirama fez com que a Hypermarcas desistisse da disputa. No ano passado, a receita líquida do Aché foi de R$ 1,6 bilhão. O lucro chegou a R$ 422,7 milhões.
Frase da semana
“Não se trata de ajuda. A Petrobras Não pode fazer tudo, não pode construir tudo”
Graça Foster, presidenta da Petrobras, sobre uma eventual parceria da estatal com o empresário Eike Batista, no Porto de Açu
Investimento
Rodada ninja
O site GetNinjas.com.br, plataforma para contratação de serviços locais como reformas, limpeza e assistência técnica recebeu um aporte de US$ 3 milhões dos fundos de investimentos Otto Capital (alemão), Monashees Capital (brasileiro) e Kaszek Ventures (argentina). Esse é o terceiro aporte realizado em pouco mais de um ano na empresa, que conta com aproximadamente 30 mil profissionais, de cerca de 100 categorias.
Executivos
Casa nova
O executivo Ciro Schmeil não é mais o diretor-geral da companhia de desenvolvimento urbano Scopel, controlada pelo grupo americano Carlyle. Schmeil foi contratado pela rival, Cia. City.
Café
Praga preocupa a Nestlé
A Nestlé está preocupada com a matéria-prima para o Nescafé e o Nespresso, o café. Segundo Marcelo Melchior, CEO da subsidiária mexicana, com o avanço da praga La Roya nas plantações da América Central, a ideia é dar assistência técnica aos produtores da Colômbia e do Brasil, para evitar a chegada da doença aos cafezais.
Diversificação
Bematech mira na hotelaria
O crescimento da renda da população brasileira, combinado com a realização de grandes eventos internacionais até 2016, transformaram o mercado hoteleiro num setor prioritário para a paranaense Bematech, do executivo Cleber Morais. Especializada em tecnologia para o varejo, a empresa detém 80% de participação de mercado nos hotéis de quatro e cinco-estrelas no País – seu mais recente cliente nessa área é Sheraton São Paulo WTC. No início de 2012, a área foi reforçada com a aquisição do controle da desenvolvedora de softwares CMNet.
Copa das Confederações
Revoada bilionária
Mais de mil empresários estrangeiros deverão vir ao brasil para os jogos da Copa das Confederações, no período de 15 a 30 de junho, a convite da Apex. A ideia é de que, além de assistir às partidas de futebol, em estádios como a Fonte Nova, em Salvador, eles participem de rodadas de negócios e visitas a empresas brasileiras nas seis cidades-sedes. Segundo Ricardo Santana, coordenador do projeto, o investimento em marketing de relacionamento terá desdobramento em 2014, durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol, e foi chancelado em acordo firmado entre a Apex e a FIFA. para santana, o périplo esportivo-empresarial deve gerar exportações superiores a US$ 1 bilhão.
Futebol
Marketing do Verdão para driblar a crise
Responsável pelo marketing do Palmeiras, Paulo Gregoraci, vice-chairman e chief operating officer (COO) da agência de publicidade WMcCann, indicou para tocar o dia a dia da área o executivo Marcelo Giannubilo, ex-Banco Bandeirantes e Unimed. Os principais objetivos de Gregoraci e de Giannubilo serão buscar novas receitas e recuperar a saúde financeira e a imagem do “verdão”. A dívida do clube não é pequena: em 2012, o saldo devedor chegou a R$ 240 milhões.
Parceria
Israelenses na ótica
A fabricante israelense de lentes para óculos Shamir acaba de fechar uma parceria com a americana Transitions para a comercialização de seus produtos no Brasil. A empresa tem entre seus clientes algumas das principais redes óticas nacionais, como Carol, Mitani, Mirare, Giardine, Exótica e Dax.
Software
Pirataria em queda
Quase R$ 3 bilhões foi o incremento do valor da produção de software obtido pela redução de 64% para 53% do índice de pirataria nos últimos seis anos no País. A estimativa é da BSA – The Software Alliance.
Investidores
Brasil, capital Buenos Aires
O Brasil não é a Argentina. Nem Dilma Rousseff é Cristina Kirchner. Mas para os investidores internacionais, parece difícil enxergar essas diferenças, o que tem levado muitos deles a pôr o pé no freio em seus projetos ultimamente, na região. A explicação para isso, é muito simples, segundo uma banqueira que trata frequentemente com esse público. “Você sabe a diferença entre as economias da Bulgária e da Hungria?”, questiona ela.“Para os estrangeiros, os dois países são iguais.”
Merchandising
Inglês para brasileiro ver
O inglês Simon Rider, CEO da Venue Retail, dona dos direitos de uso da marca dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, participará do 4º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, nos dias 23 e 24, em São Paulo. Na ocasião, Rider falará sobre a experiência na gestão de merchandising e licenciamento de uso da marca em eventos desse porte.
Festa em algum lugar…
Licenciamento
É um pássaro? é um avião?
Com o fim das séries de filmes do bruxinho Harry Potter e do herói mascarado Batman, a Warner aposta no Super-Homem para manter as receitas com o licenciamento de seus personagens. O filme Homem de aço, que estreará nos cinemas nacionais no dia 12 de julho, será o carro-chefe do estúdio para continuar com o crescimento acima dos 10% anuais, no País.
Colaboraram: Carlos Eduardo Valim, Hugo Cilo, Keila Cândido, Luiz gustavo pacete e Ralphe Manzoni Jr.