08/11/2013 - 21:00
No que depender da quantidade de ingressos vendidos, a Copa do Mundo de 2014 será um espetáculo verde, amarelo, azul e branco. Na terça-feira 5, a Fifa realizou o sorteio para os torcedores interessados na compra das entradas para a primeira fase do evento. Os brasileiros deram de goleada, ficando com 71,5%, de um total de 889.305 entradas. A surpresa ficou por conta dos americanos, que chamam de soccer o esporte inventado por seus primos britânicos, que aparecem na sequência com 66.646, seguidos por Inglaterra (22.257) e Alemanha (18.019). A lisura do processo foi destacada pelo diretor de marketing da entidade, Thierry Weil.
Paz e amor: torcedores de Brasil e Espanha confraternizam na arquibancada,
na final da Copa das Confederações
“Ao usar o sorteio eletrônico, conseguimos garantir que todo o processo fosse justo e que todos os solicitantes tivessem a mesma chance”, afirmou. A lista de contemplados contrasta com a de reservas feitas à Fifa. Especialmente no caso dos argentinos, que apareceram na terceira posição, atrás de Brasil e EUA, entre os oito milhões de torcedores que se inscreveram no sorteio. Encerrada a apuração, apenas 4.493 sortudos hermanos conseguiram garantir presença em uma ou mais partidas da primeira fase. Esse placar, no entanto, pode mudar.
Isso porque, a partir do dia 11, a Fifa abrirá a venda de um novo lote de 228.959 ingressos da Copa, com exceção da abertura, em São Paulo, ou da final, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O mesmo vale para as partidas da Seleção Brasileira. A venda de ingressos se tornou um ponto ainda mais sensível dentro da estrutura do evento, desde a Copa de 1998, na França. Na ocasião, houve uma derrama de bilhetes falsos, o que colocou os organizadores em uma verdadeira saia justa. O sorteio da Fifa teve a supervisão da Caixa e do Ministério dos Esportes. Para ficar melhor, só falta a seleção canarinho fazer a sua parte em campo.