Empresas de todo o mundo reconhecem a importância da sustentabilidade. Há alguns anos, a sigla ESG foi cunhada e passou a ocupar posição central nas discussões. Segundo o EY ESG Report, 88% dos investidores acreditam que empresas que priorizam ESG têm melhores oportunidades a longo prazo.

Precisamos entender quais temas ESG que fazem mais sentido, como no pilar social. Por exemplo, para uma empresa com muito capital humano faz sentido focar mais na questão de Diversidade e Inclusão de seu quadro; ou, no caso de bens de consumo, questões do trabalho análogo à escravidão na cadeia produtiva. É necessário também mensurar os pontos que mais impactam o negócio e onde se tem mais dificuldade.

O Fórum Econômico Mundial publicou 54 métricas para que as empresas saibam como mensurar ESG. Assim, é possível mostrar o valor que está sendo gerado e o impacto positivo que a empresa tem na sociedade. A sustentabilidade impulsiona o sucesso dos negócios. Mas poucos estão tomando medidas consistentes. E o sucesso depende de trabalhar de forma intencional nesses esforços.

(Nota publicada na edição 1305 da Revista Dinheiro)