Itautec

 

A notícia de que o executivo Mário Anseloni não era mais o CEO da Itautec surpreendeu o mercado na quarta-feira 24. Recrutado na HP, Anseloni, que assumiu em fevereiro de 2010, permaneceu no posto por três anos e quatro meses, período em que comandou o Projeto Transformação, que visava recuperar o antigo brilho da Itautec no setor de TI. Em alguns pontos, ele alcançou seus objetivos, em outros não. As receitas líquidas da Itautec, por exemplo, se mantiveram estáveis, em torno de R$ 1,5 bilhão, no período, mas o lucro líquido, que chegara a R$ 43 milhões, em 2011, despencou para R$ 700 mil, em 2012. Em compensação, Anseloni aumentou o valor de mercado da companhia, que passou de R$ 326 milhões, em 2010, para os atuais R$ 466 milhões. Um feito, sem dúvida, num período nada glorioso para a bolsa de valores.

 

1.jpg

 

 


Frase da semana

 

“Nesse conflito está todo mundo como índio: com arco, flecha e tacape na mão”

Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, referindo-se às discussões com o setor privado sobre a TV digital 

 

2.jpg

 




Investimento


Quem quer dinheiro?

 

O fundo mineiro Confrapar está à procura de empresas de tecnologia inovadora. Segundo o CEO do Confrapar, Carlos Eduardo Guillaume, a ideia é investir, ainda neste ano, em duas companhias com faturamento de R$ 10 milhões a R$ 50 milhões, e em outras duas com receita de até R$ 10 milhões.

 

3.jpg

 



Aviação


GOL ativa Sala de Crise

 

A ameaça feita por um passageiro de que iria colocar uma bomba no voo 1646, da rota Brasília-Manaus, obrigou Paulo Kakinoff, o presidente da Gol, a acionar a Sala de Crise da empresa, na noite da terça-feira 23. Só saiu de lá perto da meia-noite depois que a Polícia Federal submeteu o avião a uma varredura e nada encontrou.

 

4.jpg

 



Fortunas


Procuram-se gestores 

 

Um estudo feito pela consultoria Michael Page detectou aumento de 45% na demanda por executivos especializados em gestão de fortunas, no primeiro trimestre 2013, no País. A procura se divide entre bancos de investimentos e estruturas independentes, como Family Offices e gestores de recursos. A remuneração compensa: vai de R$ 250 mil ao ano, para profissionais mais jovens, a R$ 850 mil para os mais experientes.

 

 



Calçados


As sandálias da Copa

 

A produção de um lote de cinco milhões de pares de sandálias oficiais da Copa do Mundo de 2014 permitirá à Amazonas Sandals, do Grupo Amazonas, de Franca (SP), acelerar seu projeto de expansão. A estratégia inclui a inauguração, até o fim de 2013, de 175 lojas no Brasil e unidades na China e Austrália. O Grupo faturou R$ 490 milhões em 2012. A receita com as sandálias está estimada em R$ 80 milhões. 

 

5.jpg

 

 


Boleto Digital


Casa de ferreiro…

 

Na contramão do principal negócio de seus controladores, a produção de papel e celulose, a Digital Post, do Grupo Suzano, está lançando um serviço que promete acabar com a impressão de boletos de pagamentos. Trata-se de um portal no qual os clientes de grandes emissores de contas, como empresas de telecomunicação, de energia e bancos, poderão acessar esses documentos pela internet. A plataforma criada pela companhia, que já conta com a adesão de dez grandes empresas, entre elas Carre­four, Ipiranga e Pernambu­canas, é responsável pela emissão de 30 milhões de boletos mensalmente. 

 

 



Vinho chileno


Cousiño Macul se dá bem no Brasil 

 

O Brasil superou os Estados Unidos e se tornou o principal cliente da tradicional vinícola chilena Cousiño Macul, fundada em 1856. Das 330 mil caixas produzidas em 2012, 40 mil vieram para o mercado brasileiro. Entre as grandes vinícolas do Chile, a Cousiño Macul é a única que permanece produzindo nas mesmas terras, controladas pela mesma família. “Conseguimos porque a família é pequena”, diz Carlos Cousiño, da sexta geração do clã.

 

6.jpg

 

 


Banco


Dinheiro para os micros

 

O Banco Pérola, das empresárias Alessandra França e Adriene Garcia criado para oferecer microcrédito à população de baixa renda, fechou parceria com o Instituto Redecard e com a financeira Sorocred para lançar o Cartão Empre­endedor Banco Pérola. Os em­­préstimos eram feitos apenas em espécie. O Pérola também está abrindo um Fundo de Inves­timento em Direitos Creditórios (FIDC) para captar recursos no mercado de capitais.

 

7.jpg

 

 

 

Empreendedorismo


O fim do cartão de fidelidade

 

A Collact, lançada há dois meses pelos empreendedores paulistas Bernardo Brugnara e Leonardo Criscio, fechou uma parceria com a TAM Viagens, Octávio Café e a Cafeteria Cristallo e vai oferecer um aplicativo para smartphones, que substituirá os cartões de fidelidade. A Collact recebeu investimentos dos co-fundadores ClickOn, Submarino e da empresa de Mobile Marketing Pontomobi, controlada pela gaúcha RBS. 

 

 

 

 

Merkel quer austeridade para criar empregos

 

8.jpg

 

 

 


Varejo


Shopping nos lagos

 

Em fase final de construção em Cabo Frio, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, o shopping Park Lagos já está com 90% de sua área negociada para marcas nacionais, como Checklist, Lilica & Tigor, Centauro Sports, Kalunga e C&C. Serão investidos no shopping, o primeiro da região, R$ 180 milhões pela Shopinvest, dos empresários Paul Duval e George Belham.

 

 

 


Feira


Visita indesejada

 

A feira de calçados Francal, espera receber cerca de mil expositores e algo perto de três mil compradores, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, entre 9 e 12 de julho. Esse número poderia ser maior, não fosse uma cláusula não escrita, mas seguida pelos organizadores: chineses não entram. Se­­gun­do o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, a ideia é dificultar os passos dos fabricantes da China no mercado brasileiro. “É uma luta desigual”, diz Abdala. “Enquanto os chineses produzem 13 bilhões de pares, o Brasil mal chega a 800 milhões de pares.”

 

9.jpg

 

 


Parceria


Luz de luxo

 

A Wall Lamps, lojas de iluminação de São Paulo, voltada para o público AA, fechou uma parceria com a marca italiana de luminárias Artemide. A Wall Lamps será a primeira empresa em São Paulo a vender produtos do portfólio completo da Artemide, que tem peças em museus como o MoMA, em Nova York, e o Georges Pompidou, em Paris. A rede brasileira fornecerá peças da Artemide para o projeto de iluminação concebido pelo arquiteto João Armentano para um hotel em Belo Horizonte. 

 

10.jpg

 

 

 

Colaboraram: Carla Jimenez, Carlos Eduardo Valim, Keila Cândido, Luis Gustavo Pacete e Rodrigo Caetano