29/02/2012 - 21:00
Dr. Apocalipse
O economista Nouriel Roubini já se desencantou com o Brasil. Depois de passar o Carnaval no Rio de Janeiro, ele escreveu um relatório dizendo que a economia brasileira deve crescer em torno de “respeitáveis 4%”, nos próximos anos. No entanto, para o “dr. Apocalipse”, a promessa de se tornar “o país do futuro” está ficando para trás. O Brasil está muito caro, reclama. Roubini não fala em bolha imobiliária, mas nota que o mercado de imóveis se expandiu muito, com um enorme aumento do crédito, e alerta para o risco de “doença holandesa” com as divisas das commodities. Nesse caso, dinheiro demais é ruim, pois valoriza o câmbio e sufoca a indústria. Será?
Trabalho
Primavera árabe
Depois de identificar condições de trabalho degradantes em unidades da BR Foods, o Ministério Público do Trabalho vai propor um acordo de alcance nacional com a empresa. Os procuradores querem adaptações nas linhas de abate de aves destinadas ao Oriente Médio. Feito pelo método halal, o trabalho é executado por muçulmanos estrangeiros que, segundo o MP, vivem em acomodações inadequadas e enfrentam longas jornadas.
Energia
Mercado livre ameaçado
Uma ala forte do governo, liderada pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, quer mudar as regras para as concessões de energia elétrica. A ideia é acabar com o mercado livre, em que os preços, geralmente menores, são combinados entre os fornecedores e os clientes.
Cena do Planalto
DILMA, A diplomata
A presidenta Dilma Rousseff recebe o novo embaixador da Guiana, Kellawan Lall, um dos 20 que apresentaram as cartas credenciais em cerimônia no Itamaraty na quinta-feira 23. Ao mesmo tempo que expande sua rede de embaixadores no mundo, o Brasil também recebe mais diplomatas estrangeiros. Brasília já sedia 125 embaixadas.
Notas
O horário eleitoral gratuito está saindo cada vez mais caro para o contribuinte brasileiro. Nas eleições municipais deste ano, custará R$ 606 milhões, duas vezes e meia a mais que em 2008. Esse valor será abatido do Imposto de Renda das emissoras de rádio e tevê obrigadas a transmitir os programas em todo o País.
Com uma economia altamente dependente da China, a pequena ilha de Taiwan quer ampliar o comércio com o Brasil. Entre 13 e 15 de março, 40 líderes empresariais taiwaneses estarão em São Paulo e no Rio de Janeiro, na maior missão já trazida pela ilha asiática. A turma está de olho em áreas como de eletrônicos, motocicletas, máquinas, autopeças e construção civil.
Câmara
Recesso de Carnaval
A Câmara dos Deputados chegará ao fim de fevereiro sem ter realizado nenhuma sessão em suas 20 comissões. O presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), discute o assunto com os líderes nesta terça-feira 28, mas não sabe como acomodar nos colegiados o PSD, do prefeito Gilberto Kassab.
China
Tombini vai à guerra cambial
O governo chinês se recusa a mexer no câmbio. Em reunião bilateral, o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, ouviu do presidente do BC, Alexandre Tombini, que o Brasil gostaria de ver a moeda chinesa flutuar. “Ela flutua”, respondeu Qishan. Ah, bom.
Colaboraram: Cristiano Zaia e Guilherme Queiroz