16/12/2022 - 0:55
Já há algum tempo que a Apple vem falando de medidas para prevenir a difusão de conteúdo ilegal e de abuso infantil nos seus aparelhos, o que é bom. O que não é bom é a forma como a companhia pretende realizar isso.
A empresa está prestes a lançar algumas dessas funções, que incluem escanear todas as fotos dos iPhones e talvez até textos por conteúdos classificados pela companhia como ilegais ou de abuso infantil.
Caso encontre, por algoritmo, algum conteúdo que possa estar nesse tipo de classificação, a foto ou texto será enviado a um revisor humano para a decisão final.
O problema da medida está em seu formato invasivo – o que para os críticos viola a privacidade de todos os usuários – e as possibilidades de falhas de segurança que envolvem todo o processo.
“Sempre fui atraído pelas mudanças mais revolucionárias. Eu não sei por quê. Porque elas são mais difíceis. São muito mais estressantes emocionalmente e você geralmente passa por um período em que todos dizem que você falhou completamente” Steve Jobs (1955-2011) Cofundador e ex-CEO da Apple.
(Nota publicada na edição 1304 da Revista Dinheiro)