10/05/2013 - 21:00
Construção
Pequena e cara. Mas é verde!
A arquiteta gaúcha Betina Gomes projetou uma casa que reúne sustentabilidade e mobilidade. Construída dentro de um contêiner, a moradia foi premiada na edição 2013 da Semana do Design de Milão. Uma das características da casa é que ela pode ser transportada por caminhão. Saiba mais:
Inovação
Roupa de peixe
Tecidos sintéticos, como náilon e lycra, representaram uma verdadeira revolução na indústria têxtil. Contudo, a luta contra o aquecimento global acelerou a busca de alternativas ao petróleo, base desses produtos. Como opção, os pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, apostam nas fibras extraídas do peixe-bruxa (foto), que vive em grandes profundezas marítimas. Eles estudam formas de criar o peixe em cativeiro para poder garantir o suprimento contínuo do material, indicado para roupas esportivas e até coletes à prova de bala.
Resíduos
Sobras e lucros
Estradas, vias férreas e edifícios integram a relação de segmentos que entraram na mira do grupo gaúcho Gerdau. Só que, além de fornecer aço e vergalhões de ferro, a empresa está ganhando dinheiro com a venda de subprodutos gerados na operação de seus altos-fornos. O açobrita, por exemplo, é usado no leito de trilhos de trem nas fábricas da própria Gerdau. Com isso, o grupo economizou R$ 5 milhões, em 2012, na compra de matéria-prima.
Inovação 2
Sol portátil
A dupla coreana de designers Kyuho Song e Boa Oh criou um gadget que promete facilitar a vida de quem pretende consumir energia de forma ecologicamente correta. Trata-se do Window Socket (foto), uma tomada capaz de armazenar energia a partir dos raios solares. O dispositivo, ainda experimental, pode abastecer um telefone celular. A ambição da dupla é desenvolver um modelo mais potente.
Empresas do Bem
Trabalho
Aprendizes de CEO
Moradores do Jaguaré, bairro da zona oeste de São Paulo, são o foco do trabalho do Instituto Reciclar, em parceria com grandes empresas, como a brasileira Fesa, de recrutamento de executivos, presidida por Alfredo Assumpção. O objetivo é a capacitação dos adolescentes, entre 14 e 19 anos, oriundos de escolas públicas. O mote do treinamento é o conceito de educação para o trabalho.
Inclusão
Idade da conexão
A parceria entre a Fundação Sergio Contente e a Contmatic Phoenix, de software, está permitindo o acesso de idosos ao mundo digital. A empresa inaugurou sua terceira lan house na zona leste da capital de São Paulo, voltada para esse contingente. Os cursos são gratuitos.