16/06/2016 - 17:40
Os cenários político e econômico no Brasil são um desafio a mais para as empresas internacionais investirem no mercado nacional. O executivo Gilles Coccoli sentiu na pele a dificuldade para conseguir a aprovação da matriz para formar uma joint-venture com uma empresa brasileira. Diretor-geral da Edenred no País, grupo francês dono da marca Ticket, ele teve de se reunir, por diversas vezes em 2015, com três líderes globais da companhia para convencê-los a fechar o negócio, que mudaria a história da empresa no Brasil. A decisão não era das mais simples: pela primeira vez, seria feita uma aquisição de grande porte no País. O trabalho de convencimento de Coccoli deu resultado e ele pode anunciar, na semana passada, o pagamento de R$ 790 milhões e a fusão com a brasileira Embratec, dona das marcas Ecofrotas e Ecobenefícios, do bilionário gaúcho Ernesto Corrêa da Silva Filho, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica já ao final de maio. “No primeiro momento, o grupo enxergava o Brasil como um mercado de risco”, diz o diretor-geral da Edenred, que tem valor de mercado de E 4 bilhões. “Mas conseguimos demonstrar que era o momento de assumirmos nosso protagonismo e aproveitarmos a oportunidade.”
A maior transação da história do grupo francês no País promoveu o surgimento de uma nova Ticket. As marcas Ecofrotas e Ticket Car foram unidas sob a bandeira da Ticket Log, que, como os cartões de refeição e alimentação, são usados por empresas para gerenciar o uso de combustível, o pagamento de pedágio entre outros gastos de suas frotas de veículos. A mudança não é apenas na imagem, mas na estrutura do novo braço de negócios da Edenred. A Ticket Log passa a ser uma empresa independente no grupo, ao lado da Ticket, especializada em benefícios ao trabalhador, e da Accentiv’Mimética, focada em programas de incentivo. “A criação da Ticket Log vai fazer com que a Edenred dobre seu tamanho no Brasil”, diz Coccoli. “Foi um passo extremamente importante para nós, pois contamos com isso para continuar crescendo.”
A fusão com a Embratec criou a maior empresa de gestão de despesa em frotas de veículos, com uma participação próxima a 18% do mercado nacional, que é altamente pulverizado. Sócia majoritária da nova empresa, com 65% do capital (a Embratec ficou com 35%), a Edenred estima que a Ticket Log dê um impulso de, no mínimo, 2% no lucro total do grupo neste ano e represente 30% do faturamento da multinacional no Brasil. Isso porque os números projetados para a nova companhia são robustos. O número de clientes será de 27 mil empresas, que farão uma movimentação financeira de R$ 7,6 bilhões pelos cartões. Com os dados do mercado de 2014 e 2015, a empresa calcula que a receita atinja, no mínimo, R$ 450 milhões neste seu primeiro ano, com projeção de crescimento de dois dígitos para 2017. “A união das companhias não foi redundante, e, sim um posicionamento estratégico”, diz Marcelo Lorenzo Fernandes, ex-diretor da Deloitte e atual sócio da consultoria Premium Bravo. “Apesar de terem sido concorrentes, Ecofrotas e Ticket Car têm competências complementares e passam a atender o segmento de forma mais abrangente.”
Por deter a maior parcela da empresa, o comando da Ticket Log ficou com o engenheiro Gustavo Chicarino, que, desde 2007, dirigia a unidade de negócios de gestão de despesas corporativas da Edenred. Marcos Schoenberger, até então presidente da Embratec, é o vice-presidente. E, para evitar grandes choques no comando da nova companhia, a decisão foi dividir os cargos de direção. Outro cuidado é com a adoção da tecnologia. Neste início, as plataformas das duas empresas serão utilizadas até que seja comprovado qual é a melhor ferramenta para os produtos, tanto os que estão em uso como os novos, que serão lançados nos próximos meses. “Respeitar a cultura empresarial é muito importante para que a união dê certo”, diz Chicarino. “O fato de termos valores semelhantes, e da Ticket Car já contar com uma cultura tropicalizada, nos favoreceu.”