06/09/2013 - 21:00
Fundo de investimento
O fundo de private equity americano HIG comprou, na quinta-feira 5, o controle da empresa de mídia exterior Eletromídia. Presente em 18 cidades e fundada há 19 anos, a Eletromídia, com faturamento de R$ 100 milhões em 2012, foi uma das primeiras empresas a implantar o conceito de comunicação externa por meio de painéis digitais. Segundo Fernando Marques, CEO do HIG, a transação permitirá à Eletromídia obter recursos para crescer no mercado. A aquisição é a terceira fechada pelo HIG em 45 dias. Antes, o fundo havia comprado duas empresas goianas, a fabricante de sorvetes Creme Mel e a LG Sistemas, de software. Em 2012, o HIG havia comprado a rede de ensino de inglês Cel-Lep. “Já investimos cerca de R$ 200 milhões e temos mais R$ 800 milhões para aplicar”, diz Marques. “Nossa meta é adquirir de 20 a 25 participações.”
Frase da semana
“O Brasil é o quarto mercado do mundo no setor automotivo. só idiotas não investiriam lá”
Yin Mingshan, dono da Lifan, uma das maiores montadoras da China, sobre a eventual instalação de uma fábrica no País
Fidelidade
Smiles sem Varejo
O executivo Leonel Andrade, CEO da Smiles, controlada pela Gol, quer crescer no mercado de fidelidade com base em passagens aéreas e no relacionamento com bancos. Neste momento, o executivo não quer gastar energia procurando parceiros no varejo, como fazem as rivais Multiplus, cujo principal acionista é a TAM, e Dotz. “Temos ainda muito espaço para crescer com passagens aéreas”, diz Andrade.
Licenciamento
A GM além do motor
A GM acaba de inaugurar uma versão física de sua loja virtual Fan Store. Localizada na concessionária Carrera, no Butantã, em São Paulo, a loja vai vender produtos como roupas, brinquedos, mochilas, calçados e réplicas das marcas Camaro, Corvette, Onix, S10 e Sonic, produzidos sob licença por 18 empresas. A montadora pretende abrir 263 unidades da Fan Store no País.
Bebibas
Cognac de luxo
A Casa Flora, de São Paulo, dos empresários Adilson e Antônio Carvalhal, é a nova distribuidora no País da Rémy Martin, dona do cobiçado cognac Louis XIII. A expectativa da Casa Flora é levar a bebida para 11 capitais até o final do ano. O Louis XIII, cuja garrafa custa R$ 11.500, passa por um processo de envelhecimento que pode durar até 100 anos. A garrafa é esculpida em ouro e cristais por 11 artistas.
Turismo
Falco enquadra a rede da CVC
A operadora de turismo CVC já conseguiu formalizar, por meio de novos contratos, suas relações com 95% dos seus franqueados. Antes de ser adquirida pelo fundo de investimentos americano Carlyle, em 2010, os acordos costumavam ser feitos na base do fio de bigode. Raiz dos desentendimentos entre o CEO Francisco da Rocha Campos e os franqueados, o tema provocou a queda do executivo em fevereiro. Ao substituí-lo, Luiz Eduardo Falco continuou o processo, que agora está próximo do fim. Com 700 lojas, a CVC, que pretende aumentar sua rede para 800 unidades até o fim do ano, fatura estimados R$ 4 bilhões por ano.
Microempresa
Acordos lá fora
O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, está de olho em acordos internacionais para facilitar as exportações das microempresas brasileiras. A ideia seria estabelecer parcerias com outros países para uma troca de produtos que beneficiem o comércio exterior e a abertura de novos mercados.
Marketing
O CEO voador da Volvo Truck
O que não se faz para vender um produto. Claes Nilsson, CEO da Volvo Truck, não vacilou em ficar pendurado a 20 metros de altura num guindaste que transportava o novo lançamento da montadora, o caminhão Volvo FMX, no porto de Gotemburgo, na Suécia. A ideia era destacar a robustez do modelo, capaz de transportar 22 toneladas. Lançado no YouTube no início de setembro, o vídeo mostrando a experiência de Nilsson foi visto por 1,5 milhão de pessoas nos primeiros cinco dias. Ao ser resgatado, Nilsson, que se queixou do frio (a temperatura era de oito graus), foi lacônico ao comentar a aventura. “Ok, eu sobrevivi”, disse.
Refeições coletivas
Chef francês na cozinha
A LC Restaurantes, de alimentação coletiva, dos empresários Lucilio Castelo de Luca e Cristina Maria Netto, contratou o chef francês Alain Poletto (primeiro à esq.) para prestar consultoria a seus profissionais. Poletto já pilotou restaurantes estrelados da capital paulista, como Dalva e Dito, Paola di Verona e Bistro de Paris. Com clientes como o grupo Pão de Açúcar, a LC faturou R$ 250 milhões em 2012.
Gestão Digital
Investimentos na nuvem
A catarinense IPM, de Florianópolis, do empresário Aldo Luiz Mees, investiu R$ 15 milhões, nos últimos cinco anos, no desenvolvimento do sistema Atende.Net Web, para a gestão em nuvem, destinado a prefeituras do Sul do País. Com uma fábrica de software em Rio do Sul, no interior de Santa Catarina, a empresa conta com uma base de 300 clientes. O sistema cloud computing deve movimentar US$ 257 milhões neste ano no Brasil.
Executivos
Cariocas cheinhos
A crença de que os cariocas têm melhor forma do que os moradores de cidades como São Paulo não se aplica ao pessoal de terno e gravata. Pesquisa do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara (CMNG), com 1.300 executivos que realizaram check-up, no Rio, em 2012, constatou que 61% apresentaram excesso de peso, dez pontos acima da média nacional de 51%.
Lei dos Portos
Negócios à vista
O setor de fusões e aquisições na área portuária está começando a aquecer-se, com o início das licitações, em novembro, aprovadas pela nova Lei dos Portos. Segundo Daniel Coelho, sócio da área de logística do escritório carioca Veirano Advogados, existem pelo menos quatro processos liderados por companhias estrangeiras interessadas em adquirir participação ou o controle de empresas no Brasil.
Mercado Pet
Crescimento de pibão
Com um faturamento de R$ 13,4 bilhões no ano passado, crescimento de 8,5% sobre 2011, o mercado pet transformou-se num atraente negócio no País, com desempenho de pibão, segundo estudo da consultoria Gouvêa de Souza. As oportunidades do setor serão tema do Fórum Pet Brasil, marcado para a quarta-feira 11, no Hotel Renaissance, em São Paulo.
Obama diz que espionagem é para entender melhor o mundo
Café
Financiamento em pauta
Entre os dias 9 e 13 de setembro, Belo Horizonte vai se tornar a capital mundial do café. Cerca de 300 empresários e produtores de 70 países são esperados para reunião que comemora os 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). Em pauta, o financiamento para pequenos agricultores. Em 2012, o produto gerou R$ 11,4 bilhões em receita para Minas Gerais, que responde por 51,4% da safra nacional de 50 milhões de sacas.
Colaboraram: Carla Jimenez, Carlos Eduardo Valim, Claudio Gradilone, Keila Cândido, Luís Gustavo Pacete e Ralphe Manzoni Jr.