Não apenas as montadoras chinesas estão com apetite pelo mercado automobilístico brasileiro. Na quarta-feira 27, a japonesa Mitsubishi anunciou que investirá R$ 1 bilhão, em cinco anos, para dobrar para  100 mil veículos ao ano  a capacidade de produção da unidade de Catalão, em Goiás, além de construir uma fábrica de motores no mesmo complexo. 

O investimento será decisivo para os planos de expansão da marca na América Latina e ajudará a reduzir a dependência de importação de componentes. Quando os modelos Mitsubishi made in Brazil tiverem mais de 70% de peças nacionais, a companhia poderá exportar para países do Mercosul sem tarifas alfandegárias. 

 

23.jpg

 

A nova estratégia da Mitsubishi no País contempla a ampliação da oferta de modelos, com foco no segmento de passeio. Hoje, a marca é reconhecida pelos modelos fora-de-estrada, como L200 Outdoor, L200 Triton, Pajero TR4 e Pajeto Dakar. “Ao nacionalizar a produção e ter o suporte da fábrica de motores, poderemos dobrar a nossa produção”, diz Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.

 

22.jpg

 

 

O investimento bilionário da Mitsubishi, que no Brasil é licenciada para a MMC Automotores, grupo liderado pelo empresário Eduardo Souza Ramos, será financiado com recursos próprios, segundo a empresa. A maior parte do dinheiro virá do sócio André Esteves, do banco BTG Pactual. A expansão das operações é estratégica. Embora as vendas tenham crescido 25% em 2010, com cerca de 46 mil veículos, a participação não passou de 1,3%. Com os investimentos, a marca aposta chegar a  2% em até quatro anos.