Fortes razões fazem fortes ações. O pensamento de William Shakespeare parece ter contaminado os executivos da Semp TCL, que anunciaram novidades para o mercado brasileiro na semana passada, em evento de pompa em São Paulo para parceiros e fornecedores. As razões para a divulgação por aqui são muitas. Primeiro porque o Brasil é um mercado naturalmente estratégico por seu tamanho (215 milhões de habitantes )e por seu potencial de consumo, com o maior PIB da região (R$ 9,9 trilhões em 2022, segundo o IBGE). Em segundo lugar, o País é considerado pela companhia uma avenida de crescimento, importante para recuperar os ganhos. O faturamento global da TCL fechou em US$ 9,09 bilhões em 2022, menor do que os R$ 9,53 bilhões registrados em 2021, o maior da história da empresa.

As vendas do ano retrasado, inclusive, foram o dobro de 2016, quando bateu US$ 4,24 bilhões. Agora com o mundo se estabilizando após três anos de pandemia, a companhia aposta suas fichas em mercados emergentes para avançar. E aí entram as ações no Brasil. Foram três as mais importantes mostras de que os chineses estão interessados em abocanhar market share por aqui: a presença no evento da presidente global, Juan Du, patrocínio à Copa Comnebol Libertadores da América e entrada no mercado brasileiro de linha branca com avanços em produtos premium nos setores de televisor, ar-condicionado, smartphones e wearables. “Estamos confiantes de que, em 2023, conquistaremos excelentes resultados no País”, disse Yue Haiping, CEO da SEMP TCL no Brasil.

AVENIDA DE CRESCIMENTO Presença da CEO global, Juan Du, em evento em São Paulo, que anunciou patrocínio da marca à Copa Libertadores, mostra o prestígio do Brasil no plano estratégico da empresa. (Crédito:Divulgação)

A TCL é a segunda maior marca global de smart TVs, segundo a Omdia, com 23,7 milhões de aparelhos comercializados ano passado, o que representa um share de 11,7%, empatada com a LG.

Na primeira posição está a Samsung, com 19,6%. Na América Latina e no Brasil, a companhia chinesa ocupa o terceiro lugar entre os maiores players de televisores. Segundo Carlos Li, vice-presidente de negócios no exterior do Grupo TCL e CEO da TCL Latam, “a grande aposta para manter esse ritmo, conquistando cada vez mais espaço, é investir mais nos mercados brasileiro e latino-americano”. “Além de investimentos estratégicos, em inovação e experiências.”

Para ganhar visibildiade, a TCL amplia seus investimentos em marketing na Amércia Latina, que tem seu foco principal no Brasil. A companhia patrocina árbitros das seleções masculina, feminina e sub-20 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem como embaixador o jogador Rodrygo Goes, da seleção canarinho e do Real Madrid. Agora, a marca patrocina o mais importante torneio de futebol do continente, a Libertadores, em contrato que vai de 2023 a 2026 — os valores não foram divulgados. O logotipo estará presente nas camisas dos árbitros, outdoors do campo e deve contar com ingressos para ativar seus clientes ao redor do mundo. Globalmente, também tem parcerias com Neymar, o surfista Gabriel Medina, o Minesota Timberwolves da liga americana de basqte (NBA), torneios da franquia do game Call of Duty e outras iniciativas.

NOVIDADES Estar presente na mente do consumidor visa a conversão em venda de seus produtos. Entre as novidades que chegam ao mercado nacional a partir do segundo semestre estão modelos de refrigeradores e máquinas de lavar, que inauguram o portfólio da empresa em linha branca. O refrigerador French Door C512CD e o Side by Side C513SB, além do Lava e Seca C310WDS, com capacidade de 11kg de lavagem e 7kg de secagem, estão entre os lançamentos. Para o line-up de televisores, a empresa foca na tecnologia Mini LED e produtos de tela grande. Destaque para a TCL QLED TV 4K C735, disponível em 98”, a maior do mercado e líder global de vendas. Segundo dados da consultoria GFK, o mercado premium movimenta US$ 2,5 bilhões na américa Latina, com crescimento de 363% nos negócios de televisores em 2022, em relação a 2021.

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“Estamos confiantes de que, em 2023, conquistaremos excelentes resultados no País” Yue Haiping CEO da Semp TCL no Brasil.

O português Rui Agapito, regional account director e head of Insights da GFK na América Latina, aponta que a TCL tem passado do quadrante mainstream para o powerbrands. Significa que tem liderado tendências, com tecnologia embarcada em produtos de maior valor agregado. “No último ano, a marca ganhou 17% de força de mercado no Brasil”, disse Agapito. Leia-se mais vendas e maior faturamento nessa proporção porcentual.

Também chegam às prateleiras do varejo físico e virtual por aqui novos produtos da TCL nas categorias de soundbar (com o S522W) e de ar-condicionado (com a chegada do modelo TCL FreshIN Série Inverter, com design sofisticado e controle de voz). O nicho mobile é um caso à parte. Com os smartphones da série 40 (TCL 40R 5G e TCL 40SE), a marca visa conquistar 5% de share no País — hoje é traço —, ocupando o espaço deixado pela LG, que encerrou a fabricação de aparelhos há pouco mais de um ano. Esse mercado local é liderado pela Samsung, com 41,9% da fatia, seguida pela Morotola, com 20,6%, e Apple, com 18,3%, e Xiaomi, com 13,2%, de acordo com dados de fevereiro da Stacounter. O smartglass TCL Nxtwear S é outra novidade lançada no País.

No ano passado, a empresa inaugurou uma fábrica de condicionadores de ar em Manaus (AM), com capacidade de produção anual de 500 mil unidades. A previsão é dobrar esse número nos próximos três anos, segundo projeção de Carlos Li, CEO da companhia na América Latina. A planta manauara se soma à uma já existente também na capital amazonense e à outra em Cajamar (SP). Com a ampliação do portfólio e projeção de aumento das vendas, a preocupação é quanto à rede de assistência técnica da marca. Felipe Fay, CEO da Semp Amazonas (responsável pela parte fabril) e importante acionista da companhia, afirmou que está atento a essa questão. “A assistência técnica evolui à medida que aumentamos nossa atuação no mercado.” Com fortes razões para isso. E fortes ações. Como ensina Shakespeare.