Um brasileiro será responsável pela operação de comércio eletrônico do maior varejista do mundo, o Walmart, nos Estados Unidos. Fernando Madeira, que ocupava o cargo de presidente do Walmart.com na América Latina, vai assumir também o comando no mercado americano. Ele substituirá Joel Anderson, que está deixando a companhia. Aos 43 anos, o executivo gaúcho alcança um dos postos mais altos e importantes estrategicamente para a gigante. No cargo, ele terá duas duras missões pela frente: fazer as vendas virtuais decolarem e conter o avanço da arquirrival Amazon, a maior do setor.

Apesar de representar apenas 3% das receitas do Walmart, a unidade digital deixa muitas companhias com água na boca. Ela faturou US$ 14,7 bilhões no ano passado, uma “migalha” dos US$ 476 bilhões que entraram nos cofres da varejista fundada por Sam Walton em 1962. A empresa está contando com o comércio eletrônico para ajudar a retomar o crescimento nas vendas, que foi de apenas 1,5% no ano fiscal encerrado em janeiro deste ano, desempenho considerado fraco pela administração. Para isso, o Walmart vem investindo pesado. Cerca de mil funcionários foram recrutados no Vale do Silício, a meca da tecnologia nos Estados Unidos, no ano passado, e três novos centros de distribuição serão inaugurados no país até o fim do ano.

“É importante entender as mudanças que aconteceram na tecnologia e no varejo, o que isso significa e o que estamos fazendo para vencer”, afirmou Doug McMillon, CEO do Walmart, durante a conferência anual da empresa, na semana passada. Fundador e ex-CEO do Terra, Madeira teve uma ascensão meteórica no Walmart. Eleito Empreendedor do Ano na Tecnologia pela DINHEIRO, em 2004, ele entrou para o grupo sediado em Bentonville, no Estado do Arkansas, em setembro de 2012. Sua missão era reestruturar seu braço de internet na América Latina, tarefa que cumpriu com êxito. Sua estratégia mesclava investimentos em logística com a implantação de uma cultura digital na companhia.

“Estamos em um momento de profunda transformação”, disse Madeira à DINHEIRO, em setembro do ano passado. “E esse processo passa por criar uma cara de empresa digital em todos os aspectos.” Em um ano, o site do Walmart pulou da oitava para a primeira posição entre os endereços de comércio eletrônico mais acessados do País. “O Brasil tem crescido a uma taxa duas vezes maior do que a do mercado”, afirmou Neil Ashe, CEO global de comércio eletrônico da companhia, na terça-feira 10, em comunicado. Caberá ao executivo brasileiro a tarefa de explicar aos americanos como fazer negócios nesse novo mundo digital.