14/03/2014 - 21:00
Tecnologia
Copo que adere à terra
A busca por soluções criativas para gerenciar resíduos sólidos acaba de ganhar mais um aliado. Trata-se do copo descartável e compostável desenvolvido pela catarinense Minaplast. O produto, batizado de Green by Minaplast, é feito com uma resina à base do ácido polilático (PLA), produzido a partir do milho. Graças a isso, ele se decompõe após o uso, em apenas 12 semanas em contato com o solo. As pesquisas começaram em 2008.
Reciclagem
Alternativa de baixo impacto
O postulado reduzir, reutilizar e reciclar continua sendo um mantra quando se fala em sustentabilidade. Com isso em mente, a suíça Tako, da área de eventos culturais, resolveu criar um sistema de coleta e troca de objetos entre vizinhos de diversos bairros da charmosa Genebra. A ação tem como base uma caixa na qual moradores de uma rua depositam os itens de que querem se livrar.
Transporte
Bike elétrica e charmosa
Essa é para os consumidores descolados e que gostam de produtos sustentáveis. A chinesa Qoros, controlada pela Chery, desenvolveu uma bicicleta elétrica, a eBIQE, capaz de atingir uma velocidade de 65 km/h. A magrela tem design estiloso e vem com painel feito de LCD. Mas para levar essa belezura para casa é preciso desembolsar € 6,5 mil.
Energia
Telhados luminosos
Gerar a própria energia tem algumas vantagens. Contudo, as placas solares instaladas nos telhados nem sempre compõem um jeito harmônico com a paisagem. Para tentar fisgar os ecologistas de carteirinha que têm preocupações com a estética, a italiana Tegola Solare criou uma linha de placas moldadas no formato de telhas convencionais. Com isso, a empresa espera vencer a resistência dos amantes da estética barroca, por exemplo, especialmente em cidades históricas.
Empresas do Bem
Financiamento
Verba para ONGs
A francesa Nexans, fabricante de cabos elétricos e comandada por Fredéric Vicent, incluiu o Brasil na rota de seus programas sociais. Para isso, abriu inscrições para ONGs e entidades que atuam em projetos que garantam o acesso de famílias de baixa renda à energia elétrica. Elas poderão concorrer à verba de € 300 mil que será investida até o fim do ano.
Social
Piguet no campo
A suíça Audemars Piguet, fabricante de relógios de luxo, acertou os ponteiros com os agricultores de Montes Claros, cidade do cerrado mineiro. Por meio da Fundação Audemars Piguet, a empresa está financiando programas de qualificação de jovens da região em técnicas de produção agrícola que respeitem o meio ambiente. Além disso, a relojoaria está bancando a recuperação de matas nativas.