36.jpg

 

 

Moda


Joias do Cerrado

 

A designer goiana Adeguimar Arantes resolveu introduzir conteúdo local nas joias (foto) que fabrica. Para isso, além de utilizar pedras genuinamente brasileiras, ela incorporou às peças alguns elementos da biodiversidade do Cerrado, como fibras, raízes e folhas de árvores típicas da região. Todas as joias são feitas de modo artesanal e o objetivo é “fisgar” os consumidores, daqui e do Exterior, que valorizam a biodiversidade.

 

37.jpg

 

 

 

Transporte


Veículo multiuso

 

Os carrinhos usados para o transporte de bagagens nos aeroportos serviram de base para o empreendedor mineiro Montovani Garcia criar o Mamute (foto). Com 2,8 metros de comprimento, o minicaminhão foi concebido para trabalhos internos em empresas de mineração e agropecuária, além de poder ser utilizado em serviços de limpeza pública. Entre seus diferenciais destacam-se a elevada capacidade de carga, em torno de três toneladas, e o baixo consumo de combustível: 1,8 litro de diesel por hora.

 

38.jpg

 

 


Tecnologia 


Banho de sol 

 

Os aquecedores solares de água já foram incorporados à paisagem urbana de muitas cidades brasileiras. Apesar disso, dois problemas afetam seu uso em larga escala: o alto preço e a necessidade de elevada insolação para que funcionem. A goiana Jamp trouxe da Alemanha o Aquakent (foto), uma tecnologia que resolve o segundo quesito. Ele é capaz de converter até 90% da radiação solar, o dobro dos convencionais. Com isso, é possível garantir água quente mesmo em dias de mormaço, de acordo com o fabricante.

 

39.jpg

 

 


Mobilidade


A vez das magrelas

 

A Prefeitura de Salvador quer superar o atraso da cidade em matéria de transporte alternativo. Para isso, anunciou o investimento de R$ 40 milhões na construção de 217 quilômetros de novas ciclovias de lazer e de trabalho. Hoje, a capital da Bahia aparece na rabeira de ranking nacional, com apenas 18 quilômetros, segundo a Mobilize. Veja quais são as cidades onde as magrelas têm mais espaço:

 

40.jpg

 

 

 


Empresas do Bem


Trabalho


Profissionais de futuro

 

O chamado apagão de mão de obra é mais evidente em carreiras técnicas como engenharia, matemática e ciências. Para incentivar os jovens a aderir a essas áreas, a IBM Brasil, presidida por Rodrigo Kede, criou o programa E-Week. Ele consiste de palestras em entidades como a Associação Profissionalizante da BM&F Bovespa, além de escolas públicas e privadas do País. As aulas são ministradas por funcionários-voluntários da IBM. 

 

41.jpg

 

 

 

Educação 


Na trilha da Natura

 

A Natura, marca de cosméticos comandada por Alessandro Carlucci, está ampliando a vertente educacional de sua política social. Por meio do Projeto Trilhas, estudantes e professores de 72 mil escolas públicas do País estão recebendo materiais didáticos, como jogos, livros e manuais, usados para estimular a leitura e a escrita. O trabalho é feito em parceria com o Ministério da Educação.

 

42.jpg