30/10/2015 - 20:00
Em tempos de crise, uma das tarefas mais difíceis é não sucumbir ao curto prazo. Diante de indicadores de vendas em queda, muitos empresários e executivos pisam no freio dos investimentos. Milton Bigucci, presidente da construtora e incorporadora MBigucci, não faz parte deste time. Após vivenciar o auge da construção civil, o empresário viu o setor começar a deteriorar em 2014. O enfraquecimento do setor, no entanto, não o assustou. “Quando vi o quadro piorar, mudei a estratégia: diminuí o número de lançamentos e passei a comprar terrenos”, diz o presidente.
“Hoje tenho certeza de que tomei a decisão certa.” A estratégia fez da MBigucci a vencedora do ranking setorial de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. Fundada em 1983, a companhia liderada por Bigucci tem como foco de mercado não apenas sua cidade sede, São Bernardo do Campo, mas toda a região metropolitana de São Paulo. Embora o mercado tenha começado a desacelerar em 2014, derrubando pela metade os lançamentos da incorporadora, o empresário decidiu apostar no investimento a longo prazo e focar em projetos pontuais. Seguindo essa estratégia, fez nove aquisições na região metropolitana de São Paulo, incluindo o grande ABC. “Fizemos um plano para, quando a crise econômica passar, termos novos prédios para o mercado”, diz Bigucci.
A tática deu tão certo que, em 2015, o empresário resolveu repetir a dose, com uma pitada de ousadia. O número de terrenos comprados saltou de nove para 15. Com cautela, lançou gradualmente o empreendimento residencial Mundi, em São Bernardo do Campo. Porém, a procura pelos apartamentos superou as expectativas, esgotando as unidades da primeira torre em apenas um dia. “Nossos passos são muito bem pensados, entregamos antes dos prazos contratuais, sempre pensamos no bem do consumidor”, diz Bigucci. “A credibilidade da companhia tem nos ajudado a passar pela crise sem grandes sequelas.”
—–
- Confira as demais matérias do Especial As Melhores do Middle Market 2015