22/02/2013 - 21:00
Certificação
À moda dos esquimós
Maior produtor de peixes dos Estados Unidos, o Estado do Alasca adotou normas rígidas para o controle da pesca na região. Suas práticas, consideradas um modelo de sustentabilidade no mundo inteiro, estão chegando ao Brasil. A Noronha Pescados, de Recife, iniciou a importação de salmão, bacalhau e pescado da região. Ao mesmo tempo, a empresa investiu na criação de uma linha de pescados nacionais com certificação de sustentabilidade concedida pela ONG Friend of the Sea. A meta é ter toda a produção certificada.
Energia
Sol à francesa
O governo da França está financiando um estudo de viabilidade do uso de energia solar no município de Rancharia, no interior de São Paulo. Uma central solar fotovoltaica de demonstração será instalada na cidade. A energia gerada será destinada à iluminação pública. O objetivo é testar o desempenho dessas centrais. O custo do projeto é de E 420 mil e será pago pela Direção Geral do Tesouro da França.
Catástrofes
Desastres latinos
Mais de sete milhões de latinos foram afetados por desastres naturais no quarto trimestre de 2012, segundo a ONU. O número de catástrofes registrado na América Latina e no Caribe cresceu 90% em comparação ao mesmo período de 2011. O furacão Sandy foi o mais devastador, afetando três milhões de pessoas no Caribe. Já países como Colômbia, Paraguai e Peru sofreram com secas e inundações decorrentes do fenômeno El Niño. Frio e epidemias de dengue e cólera também castigaram as populações latino-americanas.
Combustível
Um gás no transporte verde
Gerar a própria energia tem sido a ambição de muitos ecologistas. E a pesquisa conduzida por um grupo de cientistas liderados pelo químico americano John Badding, da Universidade Penn State, do Estado da Pensilvânia, nos EUA, poderá tornar isso possível graças a uma fibra (foto) que acomoda em seu interior feixes de silício cristalino, um semicondutor capaz de converter os raios solares em eletricidade. O invento já estaria na mira do Pentágono.
Empresas do Bem
Alimentos
Contra o desperdício
A siderúrgica ArcellorMittal está em campanha contra o desperdício de alimentos. Por dia, mais de sete mil refeições são servidas nos restaurantes da empresa, o que totaliza quase seis toneladas de comida. Antes do início da campanha, cada pessoa desperdiçava 62 gramas de alimentos por refeição, número que já caiu para 12 gramas. A meta da empresa, presidida por Benjamin Baptista Filho, é reduzir o desperdício para dez gramas por funcionário em 2013.
Coleta
Celular durante a aula só no lixo
O Grupo Multi, comandado pelo empresário Carlos Wizard, maior rede de escolas de idiomas do País, iniciou uma campanha para coletar lixo eletrônico, como celulares, chips e carregadores, em suas escolas. O projeto prevê o recolhimento de 2.500 celulares no primeiro mês. Inicialmente, 100 escolas farão parte da ação. A meta é incluir a cada mês 50 escolas.