08/08/2012 - 21:00
Mata Atlântica
Recursos para preservação
Os esforços para a recuperação da Mata Atlântica continuam na pauta de empresas e ecologistas. Desta vez, serão beneficiados propriedades rurais do sul da Bahia, onde vivem os remanescentes da arara-azul (foto), além de diversos municípios que compõe o Pontal do Paranapanema, na região oeste de São Paulo. Como resultado da parceria entre o Banco Bradesco e a Fundação SOS Mata Atlântica, eles receberão 710 mil mudas de espécies nativas, suficientes para cobrir uma área de 400 hectares. Mais que apenas reflorestar áreas, o projeto é importante, pois têm potencial de proteger recursos hídricos e melhorar o grau de biodiversidade dessas regiões.
Empresas do Bem
Arquitetura
O projeto do GRAAC
O escritório paulista Aflalo & Gasperini Arquitetos, que tem entre seus sócios Roberto Aflalo, assina o projeto de construção do novo complexo hospitalar do Graac, entidade que atende crianças no tratamento de câncer em São Paulo. O setor que acaba de ser inaugurado conta com salas para radioterapia infantil, além de unidades de pesquisa. Todo o empreendimento está orçado em R$ 100 milhões e deverá ser concluído até o final de 2015.
Treinamento
Estrada mais segura
A subsidiária da Scania, comandada por Roberto Leoncini, quer melhorar a capacitação dos motoristas. Para isso, está ampliando seu programa de treinamento batizado de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil. O objetivo é envolver pelo menos 30 mil profissionais. Pelas contas da montadora sueca, um bom motorista dirige com mais segurança e economiza 10% de combustível em relação aos demais profissionais do setor.
Inovação
Papel de sete vidas
Essa é para quem está pensando em reduzir a utilização de papéis. A coreana Sanwa Newtec desenvolveu uma impressora (foto) capaz de imprimir o mesmo papel inúmeras vezes. Batizada de PrePeat, ela utiliza papel ffabricado a partir de resina sde garrafas PET usadas. A impressão é feita por meio de uma agulha térmica que grava a imagem no papel, sobre o texto ou a figura existente.
Madeira
Consumo longe do ideal
O mercado de madeira tratada ainda é incipiente no Brasil. A conclusão consta de estudo da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira. Para mudar esse cenário, a entidade criou o selo Qualitrat, que garantiria a qualidade e a origem do produto. Veja por que essa iniciativa é importante:
Tecnologia
E fez-se a luz
Na busca por soluções para a popularização das fontes de energia sustentável não faltam invenções, no mínimo, curiosas. Uma delas é a Piper Waterwhee, uma torneira (foto) capaz de gerar energia. Isso acontece graças a um mecanismo, semelhante a uma micro-turbina hidráulica e instalado dentro do cano, que é acionado toda vez que a torneira é aberta. A energia serve para abastecer uma lâmpada recarregável, acoplada ao cano.