03/02/2023 - 3:20
A Stellantis celebrou em janeiro dois anos de criação. Apesar do curto período de estrada, o grupo detentor de marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Dodge projeta desenvolver este ano, no Brasil, as primeiras tecnologias para a produção de veículos com motores híbridos a etanol. A decisão faz parte da estratégia da líder do mercado brasileiro e sul-americano de disponibilizar novas gerações de carros movidos a energias limpas. “Demos início ao (projeto) BioElectro no ano passado e vamos trabalhar internamente para termos as primeiras tecnologias desenvolvidas dentro de casa até o final deste ano”, afirmou Antonio Filosa, presidente da empresa para a América do Sul. O que não significa que o consumidor final terá acesso às soluções num prazo similar. “A ideia é apresentar os resultados ao mercado quando for oportuno.”
O executivo afirmou que a Stellantis vai criar parcerias com empresas, entidades e a área acadêmica de Minas Gerais, estado onde a montadora está sediada, para desenvolver o BioElectro. Estão envolvidas a Universidade de Minas Gerais, a PUC Minas e a Federação das Indústrias do estado, além dos 1,5 mil engenheiros do polo de Betim da Stellantis. Filosa descartou a importação de kits de peças para a montagem de veículos híbridos a etanol. “Vamos atualizar a linha de produção”. A Stellantis possui três plantas no país.
16 bilhões de reais será o montante investido pela Stellantis até 2025 no lançamento de 43 produtos essectemAt,consequi bla
O BioElectro faz parte do projeto da companhia de investir R$ 16 bilhões em 43 lançamentos na América do Sul entre 2021 e 2025. As novidades envolvem as oito marcas comercializadas pela Stellantis na região: Abarth, Citroen, Fiat, Jeep, Peugeot, RAM, DS e Opel – sendo que as duas últimas não são vendidas no Brasil. O grupo registrou crescimento na participação de mercado no País em 2022, para 32,9%, ante 32,0% de 2021. Já no continente o market share subiu de 22,9% há dois anos para 23,2% na última temporada. O carro mais vendido no ano passado entre automóveis e comerciais leves no Brasil foi a Fiat Strada, com 112,4 mil unidades. Sinal de que as estrelas iluminadas da Stellantis continuam a brilhar.