Agricultura 

 

Os mais antigos costumavam dizer que a vida começa aos 40. Bem, no caso da subsidiária da Monsanto pode-se dizer que o auge se dá aos 50. No ano em que completa meio século de Brasil, a empresa está colhendo fruto de uma aposta ousada feita no ano passado, quando, de uma só vez, lançou novos produtos para três culturas: soja, milho e algodão. A colheita começa a ser feita na safra 2013/2014, especialmente no que se refere à soja Intacta RR2 PRO. Desenvolvida especialmente para o Brasil, a semente é resistente à lagarta e 90% dos agricultores que adquiriram pela primeira vez repetiram os pedidos. Trata-se do maior índice na história da companhia, em termos globais, para uma tecnologia em seu ano de lançamento. Ponto para Rodrigo Santos, presidente da Monsanto, que comanda a segunda filial mais importante da companhia, responsável por cerca de 10% de suas vendas globais. 

 

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Frase da semana


“Estamos repetindo erros controlando alguns preços. Não vejo nenhuma vantagem, depois de termos feito isso durante muito tempo. Sinal de que até eu aprendo”

Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda e da Agricultura. 

 

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Maré alta 


Peixe no portfólio

 

As empresas do setor de aquicultura atuam com margens elevadas de ganho, que atingem até 30% ao ano. De olho nesse potencial, a Riviera Investimentos, de São Paulo, criou o FIP Brasil Aquicultura, um fundo destinado a financiar projetos de empresas com perspectivas de fazer bonito aqui e no exterior. A meta é captar R$ 300 milhões, de acordo com André Barbieri, sócio-diretor da Riviera, que gere R$ 6 bilhões em ativos. 

 

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Bebidas


Milk Shake vitaminado 

 

As elevadas temperaturas não têm sido benéficas apenas para fabricantes de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Que o diga o mineiro Clederson Cabral, fundador da rede Mr. Mix, de milk shakes. Depois de crescer 67% no ano passado, quando o faturamento atingiu R$ 45 milhões, ele projeta um avanço de 70% neste ano. Para isso, pretende adicionar 70 pontos de venda à rede atual composta de 147 unidades. No radar de Cabral estão as capitais do Norte e do Nordeste. 

 

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Carga pesada


Fora dos trilhos

 

O Brasil segue muito defasado na malha ferroviária de carga. Rodrigo Vilaça, presidente-executivo da ANTF, entidade do setor, diz que o país precisaria de pelo menos 52 mil km de ferrovias para cargas, mas possui menos de 29 mil. Esse deve ser o tema central de um congresso que a ANTF vai relizar neste ano. A expectativa é de que, apesar da Copa e das eleições, o governo leve adiante os leilões de concessão de linhas à iniciativa privada.

 

 

 

 

Saúde 


Viagra segue firme 

 

Decorridos três anos da quebra da patente, o Viagra, da Pfizer, continua mostrando seu vigor no segmento de disfunção erétil. Desde então foram comercializadas 11 pílulas azuis por minuto no Brasil. Apenas em 2013, as vendas somaram 5,6 milhões de comprimidos, o que representou 5,5% do mercado, segundo o IMS Health. 

 

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Calçados


Passos largos 

 

Nascido em Igrejinha, município gaúcho que integra o maior polo de calçados femininos do País, o designer Jorge Bischoff não demorou muito para se decidir sobre qual rumo profissional tomar. Depois de ver suas coleções de sapatos e acessórios ganhar lojas multimarcas de Paris, Rússia, Polônia e outros 37 países, ele está apostando em lojas próprias por aqui. De uma só tacada, o empresário pretende abrir 12 unidades, neste ano, da rede Loucos & Santos, voltada para o público jovem. 

 

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Tecnologia 


Mentes brilhantes

 

Não são apenas as empresas do Vale do Silício, nos Estados Unidos, que recorrem ao prestigioso MIT. A brasiliense Raphaella Silva, consultora da agência digital Racionalize Comunicação, recrutou nesse centro de excelência os jovens cientistas que ajudaram a conceber um capacete que mensura a “felicidade” dos usuários. O equipamento será utilizado por deficientes físicos que irão testar um misto de bicicleta e cadeira de rodas que, em breve, estará circulando pelas ruas das principais cidades brasileiras. O objetivo de Raphaella é utilizar tanto o capacete quanto a bicicleta adaptada em campanhas de marketing.

 

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Economia 


“Falta o governo fazer o dever de casa”

 

Os relatórios das áreas de inteligência dos bancos não têm sido generosos com o Brasil. Especialmente no que se refere ao crescimento do PIB. O trabalho assinado pelo economista André Loes, economista-chefe do HSBC para a américa latina, ENGROSSA O CORO. “Para voltar a crescer a uma taxa vigorosa E CONTíNUA, o governo precisa fazer o dever de casa”, diz ele. Na lista de tarefas ele inclui a redução do custo Brasil e outras ações que melhorem a produtividade da economia. “O setor privado já fez a sua parte, agora falta o governo.” A propósito, no relatório que está sendo enviado aos clientes do banco britânico, a estimativa de avanço do PIB para 2014 caíram de 2,2% para 1,7%. Em relação a 2015, Loes manteve a projeção de modestíssimo 1,2%. 

 

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Indústria


Otimismo alemão

 

Crise, que crise? César Ferreira, presidente da subsidiária da alemã Wurth, vai contratar 200 vendedores. O número representa um incremento de 15% nos postos nesta área. O reforço, diz ele, é necessário para viabilizar a meta de crescer 20% neste ano, em relação a 2013, atingindo receita de R$ 400 milhões. 

 

 

 

 

Maurício de Souza reclama da carga tributária e do custo Brasil 

 

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Coffee break


No campo e na cidade 

 

O Brasil está assumindo um papel importante na guerra travada entre fabricantes de cápsulas para café. Para conquistar o paladar dos brasileiros, a americana D.E. Master Blenders, dona de marcas como Pilão e Café do Ponto, pretende atuar em duas frentes. Pelo lado do produtor, vai subsidiar a aquisição de insumos. No caso dos consumires, a Master Blenders espera seduzi-los com a campanha estrelada pelo casal Fernanda Lima e Ro­­drigo Hilbert, que vai distribuir R$ 150 em cápsulas para quem adquirir sua máquina Senseo, fabricada em parceria com a Philips. 

 

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Dura Lex 


De olho na justiça

 

Os irmãos Carlos Ayres (à esq.) e Paulo lideram uma startup cujo objetivo é facilitar o acesso à Justiça. No site www.litigationrisks.com.br é possível saber os processos nos quais indivíduos e empresas são réus, graças a um software que “varre” o Diário Oficial. “A informação chega no e-mail do cliente um dia após a distribuição da ação”, diz Carlos, ex-diretor de tesouraria do Citibank. “Vamos criar também um ranking de empresas e pessoas mais citadas em ações criminais ou cíveis”, completa o sócio Paulo.

 

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