A Apple se tornou um dos maiores símbolos de inovação do século XX.  Agora, seu fundador, Steve Jobs, pretende sintetizar esse espírito na nova sede da empresa que está sendo construída em Cupertino, cidade do Vale do Silício, na Califórnia. A expectativa é de que o complexo comece a funcionar em 2015. O projeto, batizado de Campus 2, que recebeu o sinal verde da prefeitura local na última semana, impressiona pela robustez, pelo formato de espaçonave e, principalmente, pela pegada sustentável. Saiba como:

17.jpg

 

 

 

 

Transporte 

 

Será o carro do homem-cobra?

 

Essa é para os fãs dos filmes de aventura. O escritório de design DaFeng, dos Estados Unidos, criou o Flake (foto), um carro esportivo cuja carroceria assume formas distintas, ajudando o veículo a parar ou acelerar. Isso é possível graças à utilização de pedaços de placas de fibra de carbono. Elas são coladas à lataria e “se comunicam”, por meio de nanotubos, para assumir a posição horizontal ou vertical, melhorando a aerodinâmica. Além de garantir um jeitão futurista ao bólido, o dispositivo ajuda a economizar combustível. 

 

18.jpg

 

 

 

 

Tecnologia 

 

iPad para deficientes visuais 

 

Inovações tecnológicas, como o iPad, se transformaram no objeto do desejo de boa parte das pessoas. E foi pensando em incluir os deficientes visuais nesta onda que o designer americano Jayson D’Alessandro criou o Omnifer (foto). Trata-se de um iPad com sensores que convertem o texto mostrado na tela em código braile. 

 

19.jpg

 

 

 

Inovação 

 

Madeira biossintética 

 

À primeira vista, nada diferencia a fábrica da Sabb Coca-Cola, situada em Linhares (ES) e onde são produzidos sucos da linha Del Valle,  de suas demais unidades no Brasil. Mas um detalhe chama a atenção: ela é a primeira a utilizar palets de madeira biossintética, feita de plástico reciclado e fibras vegetais. A troca da ma-deira pelo material ecológico gerou uma economia de R$ 500 mil. 

 

20.jpg

 

 

 

 

Energia 

 

Risco iminente 

 

Os países da América do Sul vêm experimentando um ciclo virtuoso de crescimento. O efeito colateral é a escassez de energia. Estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) indica que será necessário investir US$ 500 bilhões, até 2030, para evitar o risco de apagão. Alguns países, porém, já vivem hoje uma situação delicada. Acompanhe:

 

21.jpg

 

 

 

 

 

Empresas do Bem

 

Comunidade

 

Mapa comunitário

 

Parceria entre a Telefônica, comandada por Antonio Carlos Valente, e a ONG Solidaritas vai aumentar a visibilidade de comunidades cariocas. No Complexo do Alemão, por exemplo, os adolescentes estão fazendo um levantamento de lojas, escolas e bibliotecas para ser incluídos no Wikimapa (www.wikimapa.org.br). 

 

22.jpg

 

 

 

 

Social

 

Voluntários em ação

 

Funcionários do grupo Camargo Corrêa arregaçaram as mangas em prol da solidariedade. No domingo 21, eles se juntaram no Dia do Bem Fazer, iniciativa do Instituto Camargo Corrêa, presidido por Francisco Azevedo. As atividades incluíram a reforma de escolas e creches.  Em 2010, foram beneficiadas 70 mil pessoas. 

 

23.jpg