31/07/2020 - 12:00
Os azeites produzidos no Brasil conquistam cada vez mais respeito dentro e fora do País. Já são mais de 70 marcas de extravirgem brasileiros, alguns premiados internacionalmente. Em 2019, foram importadas 86 mil toneladas — o que representou uma alta de 12,4% em relação a 2018 e fez do Brasil o segundo maior importador, atrás apenas dos Estados Unidos. Com isso, cresce também o interesse das pessoas em relação ao produto, suas características, propriedades e benefícios. Para esse pessoal, acaba de ser lançada uma espécie de Bíblia do azeite. Elaborado pelo escritor e especialista em azeites Sandro Marques, o livro Extra Fresco: o guia de azeites do Brasil tem capa dura e 192 páginas bem ilustradas e repletas de informação (R$ 98,70, Editora Livrobits). “O guia se propõe a explicar, de forma clara e criativa, desde o cultivo até as técnicas culinárias. E tudo com ilustrações e infográficos”, disse Marques.
Considerado um dos maiores conhecedores do assunto no Brasil, ele já degustou mais de 1 mil tipos de azeite, de todas as partes do mundo, é membro da Organizzazione Nazionale Assaggiatori Olio D’Oliva, na Itália, e foi o primeiro brasileiro a ser jurado do painel do New York International Olive Oil Competition, um dos concursos mais importantes do setor no mundo. Com toda essa experiência, ele degustou quase 100 amostras de azeite produzidos no Brasil para escrever o livro, que pode ser comprado no site www.extrafresco.com.br. Para quem gosta de cozinhar, há um capítulo totalmente dedicado a receitas, todas com dicas de harmonização com o azeite certo e a história de cada produtor. Uma bela obra para se ter em casa. De preferência, perto da cozinha.
Cinco dicas de Sandro Marques, especialista em azeites e autor de Extra fresco

Qual o maior erro que as pessoas cometem na hora de comprar um azeite?
Acreditar que ter baixa acidez é o principal parâmetro de qualidade. O mais importante é ter sido extraído recentemente.
Como diferenciar um azeite bom de um ruim?
Os azeites ruins possuem um aroma fermentado, avinagrado ou oxidado.
Como degustar um azeite em casa?
Use bases neutras, como batatas cozidas, para notar as nuances de sabor. E sempre deguste mais de um azeite, para ter base de comparação.
Qual a principal característica de um bom azeite?
O bom azeite tem frescor no aroma, picância na garganta e leve amargor.
Que dica você daria para evitar azeite fraudado?
Evite azeites produzidos no exterior e envasados no Brasil.
(Nota publicada na edição 1182 da Revista Dinheiro)