Uma taça de vinho tinto por dia, segundo especialistas da área de saúde, pode fazer milagres para a sua saúde. Entre as consequências para o organismo estariam a redução dos riscos de desenvolvimento de infecções, artrite, doenças cardiovasculares e até câncer de mama. Para a fabricante francesa Caudalie, que elabora cosméticos de luxo à base de uva, os benefícios do ingrediente vão muito além, constituindo-se num aliado da beleza da pele, do corpo e do cabelo.

Fundada em 1995, a empresa ainda tem uma presença tímida no mercado, com seu faturamento estimado em R$ 500 milhões – diminuto, se comparado ao de uma potência como a compatriota L’Oréal, de R$ 70 bilhões. Feitos somente com ativos naturais, os produtos da marca não custam barato e podem sair por até R$ 590, como o creme antirrugas Premier Cru La Crème. Não por acaso, entre as aficionadas da grife figuram celebridades de peso, como a cantora pop Madonna e a duquesa de Cambridge Kate Middleton, fãs da Eau de Beauté (água da beleza, em francês), um tonificante com óleos essenciais de flores e frutas que refresca o rosto e fixa a maquiagem, vendido por R$ 199.

Até aqui, a presença da Caudalie no Brasil era discreta, limitando-se a duas lojas próprias, uma no Village Mall, no Rio de Janeiro, e outra no shopping Iguatemi, em São Paulo. “É um pouco complexo entender o processo de distribuição no Brasil”, afirma Bertrand Thomas, proprietário da Caudalie ao lado da esposa, Mathilde. O casal veio no início de junho ao Brasil para o lançamento da parceria com a Sephora, com 12 lojas distribuídas pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná e por Brasília. Graças a esse acordo, a empresa de Bertrand terá seu portfólio circulando no mercado nacional de maneira bem mais ampla.

“Também iremos inaugurar uma butique-spa em Curitiba, até o fim do ano, e outras duas na capital paulista e no Rio, no próximo ano”, diz Thomas. O otimismo do empresário em relação ao mercado nacional não é à toa. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo, com vendas anuais de US$ 43 bilhões, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

“Considerando que 50% da receita da Caudalie vem de fora da França e que as brasileiras adoram consumir luxo, a expectativa dos empresários sobre o País é totalmente justificável”, diz Amnon Armoni, professor de gestão de luxo da Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap). De acordo com Mathilde, o público da marca não se resume às mulheres. Segundo ela, atualmente, um em cada cinco euros das receitas da Caudalie é obtido com as vendas de produtos destinados ao público masculino. “O homem moderno está cada vez mais vaidoso e preocupado com os sinais do tempo”, afirma ela, que contabiliza entre os principais mercados da marca países como França, Alemanha, Estados Unidos, Rússia, Japão, China e, claro, o Brasil.

O sistema de comercialização predominante em seu modelo de negócio são os pontos de venda, como corners em magazines e perfumarias – há mais de 12 mil deles espalhados pelo mundo. Lojas próprias, mesmo, há apenas dez, incluídas as duas unidades brasileiras. A história da Caudalie tem início no vinhedo da família de Mathilde, em Bordeaux, no sudoeste da França. Casada com Bertrand, a empresária recebeu, em 1993, a visita de Joseph Vercauteren, especialista em farmacognosia, que estuda ativos naturais, não química, que explicou ao casal o poder antioxidante dos polifenóis encontrados na videira e na uva.

Durante as conversas com Vercauteren, Mathilde teve a ideia de criar uma marca luxuosa que, por definição, fosse um encontro entre a uva, a ciência e o glamour. O vinhedo de onde saem as uvas que compõem os cosméticos também abriga um spa, que já foi premiado como um dos melhores centros de tratamento de beleza e bem-estar do mundo, pela publicação americana Condé Nast Traveller, especialista em turismo de luxo. “Hoje existem outras marcas de beleza que fazem cosméticos à base de uva”, diz ela, que conta com a ajuda de Vercauteren no conselho científico da Caudalie. “Mas somos pioneiros e uma autoridade no assunto.”