Um estudo do Banco Mundial aponta que, quando há um aumento de 10% no número das conexões de banda larga, o Produto Interno Bruto (PIB) de um país cresce, em média, 1,3%. Uma pesquisa recente da consultoria brasileira Teleco e da chinesa Huawei, segunda maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo, fez um raio x do acesso à web no mundo.

123.jpg

 

 Efeito recall 

A Research In Motion (RIM), fabricante do smartphone Blackberry, teve uma semana bem difícil. Primeiro, ela anunciou o recall de mil unidades do seu recém-lançado tablet PlayBook, ainda não disponível no Brasil, devido a uma falha no sistema operacional. Nos dias seguintes, as ações da RIM ficaram a apenas US$ 0,09 de sua cotação mínima desde março de 2009. Apenas este ano, as ações da companhia já perderam um quarto do valor. Agora, a empresa apostava que o lançamento do PlayBook poderia retomar o brilho da marca perante os investidores, mas o produto recebeu muitas críticas e as vendas não decolaram.

 

124.jpg

 

 

Adega virtual

 

Em apenas dois anos, a brasileira Wine se tornou a maior loja de vinhos pela internet da América Latina vendendo garrafas de marcas famosas com grandes descontos. Para manter o rápido crescimento, a Wine  agora aposta em uma loja dentro da maior rede social do mundo, o Facebook. O objetivo é incentivar os mais de 19 milhões de usuários brasileiros do site a fazer suas compras de vinhos, cujos preços variam de R$ 20 a R$ 3 mil, sem sair do site. Por enquanto, a loja Wine dentro do Facebook oferece um catálogo resumido, com cerca de 300 rótulos.

 

 

Lady Gaga fazendeira

 

O popular jogo social do Facebook FarmVille, aquele em que as pessoas cuidam de suas próprias fazendinhas virtuais, ganhou uma nova usuária, bem famosa, aliás: a estrela pop Lady Gaga. Batizada de Gagaville, a fazenda é inspirada pelo estilo peculiar da cantora e permite que os usuários ouçam em primeira mão faixas inéditas do seu novo álbum, “Born this Way”. A novidade já está acessível aos usuários do jogo FarmVille, que, por tempo limitado, poderão colecionar objetos exóticos, como cristais coloridos, unicórnios mágicos, ovelhas motociclistas, entre outros itens.

 

 

Prateleira

 

Filmadora, da Panasonic

   

A compacta H101PU-K promete eliminar o tremido da imagem mesmo quando o zoom óptico de 78x é usado. O modelo tem lentes grande angular, HD de 80 GB e tela de 2,7 polegadas. Por R$ 1.699

 

125.jpg

 

 

 

 

 

126.jpg

“Fui um forte defensor no conselho para que o negócio fosse fechado. Foi um grande acordo”

Bill Gates, fundador e presidente do conselho da Microsoft, sobre a aquisição do Skype, por US$ 8,5 bilhões

 

 

O livro de Jobs 

 

Um grupo de neurocientistas britânicos contratados pela BBC descobriu que a atividade cerebral de fãs da Apple, quando expostos a imagens relacionadas à marca, como o seu logotipo ou fotos de seu fundador Steve Jobs, é similar ao dos religiosos diante de símbolos relacionados a sua fé. O fanatismo despertado pela empresa ganhou assim uma explicação cientifica.

 

 

Resposta instantânea

 

127.jpg

Rodrigo Marques, vice-presidente de estratégia e gestão operacional da Net,

analisa a infraestrutura de banda larga por fibra ótica no Brasil 

 

O País tem uma boa infraestrutura de fibra ótica?

Depende. É necessário analisar empresa por empresa. No setor corporativo, temos a melhor tecnologia, mas que não chega para todo mundo no mercado residencial. De qualquer forma, acredito que ela seja suficiente para atender à demanda atual e futura no País. 

 

Estamos muito atrasados em comparação a países nos quais o uso da banda larga é bem disseminado, como a Coreia?

É difícil comparar. Os países asiáticos são muito densos em termos de população, é outra realidade. O que temos é uma rede tão atualizada quanto a deles. 

 

Levar fibra ótica para a casa das pessoas requer um enorme investimento. Compensa para uma companhia prestar esse tipo de serviço?

O que acontece é que as empresas de telefonia tradicionais possuem redes antigas, que não permitem oferecer todos os serviços desejados pelo consumidor. Por isso, elas precisam investir em fibra ótica antes de vender o serviço, o que não compensa. No caso das empresas de tevê a cabo, é possível ter uma rede mista de fibra ótica e cabos coaxiais que entregam todos os serviços. À medida que aumenta a demanda por parte do consumidor, a fibra chegará mais perto de sua casa. Esse modelo é mais fácil, pois o investimento acompanha a procura. 

 

 

com Bruno Galo e Rodrigo Caetano