61.jpg

 

Construção


São Paulo mais verde

 

Apontada como uma floresta de concreto, São Paulo começa a se tornar um exemplo em matéria de sustentabilidade na construção civil. Pelo menos é o que indica estudo realizado pela consultoria americana Cushman & Wakefield. Até 2016, cerca de 24% de todos os edifícios comerciais em construção terão características da cartilha verde.

 

62.jpg

 

 

 


Reciclagem


Operário high-tech

 

Na área de reciclagem, várias etapas do processo são intensivas de mão de obra e apresentam riscos elevados de acidente. Com isso em mente, a finlandesa ZenRobotics criou um robô (foto) capaz de atuar na reciclagem de sobras da construção civil. O equipamento é dotado de sensores infravermelhos que leem a estrutura do material e separam ferro, concreto e madeira, por exemplo, em compartimentos específicos. O projeto consumiu US$ 16 milhões. 

 

63.jpg

 

 

 

Energia 2 


Vento a favor 

 

Os gestores da americana SheerWind acreditam ter encontrado um design revolucionário para as turbinas eólicas. O resultado é a Invelox (foto), equipamento capaz de produzir 60% mais energia que os modelos convencionais. Isso é possível graças ao seu desenho, em formato de funil, que permite operar com ventos em baixa velocidade, a partir de 1,6 quilômetro por hora. 

 

64.jpg

 

 


Energia 


A economia da lâmpada de LED

 

Com a iminente extinção das lâmpadas incandescentes surge uma questão: vale a pena usar as lâmpadas de LED? De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, a resposta é sim. Em 2012, o órgão instalou 49 milhões de lâmpadas desse tipo em repartições públicas e o resultado foi uma economia de US$ 675 milhões na conta de luz. Colaborou para isso a taxa de conversão da energia em iluminação. No caso das LEDs, ela é de 40%. Nas i­n­can­­­­descentes, de 5%. Com isso, são necessárias menos lâmpadas para iluminar áreas maiores.

 

65.jpg

 

 

 

Empresas do Bem


Itaipu


Florestas de Itaipu

 

A Usina de Itaipu, comandada por Jorge Samek, acaba de concluir um ambicioso programa de reflorestamento do corredor ecológico que liga a usina ao Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Na área de 104 mil hectares foram plantados 24 milhões de árvores. Além da preservação de espécies da fauna e da flora, o projeto contemplou a geração de renda para as famílias da região, beneficiadas por programas de extrativismo e de criação de peixes em tanques-redes ao longo dos rios. 

 

66.jpg

 

 

 

Social 


Saúde da mulher

 

A parceria entre a ONG Américas Amigas e um grupo de empresas lideradas pela subsidiária do banco Credit Suisse, presidido por José Olympio Pereira, e pela Pyramid Medical System está ajudando a melhorar a saúde de mulheres carentes. Fazem isso por meio da doação de mamógrafos a hospitais públicos. A mais recente leva beneficiou moradoras das cidades de Blumenau (SC), São Paulo (SP) e São Gonçalo do Amarante (RN).

 

67.jpg