05/07/2013 - 21:00
Tecnologia
Química nas quatro linhas
Um levantamento realizado pela subsidiária da americana Dow mostra a importância de elementos químicos e da tecnologia nos estádios onde a bola rolou durante a Copa das Confederações, como o Mané Garrinha (foto), de Brasília. Graças a esses componentes, de acordo com a empresa, está sendo possível erguer construções mais sustentáveis. A seguir, alguns exemplos:
Reciclagem
PET na moda
Apontadas como uma das vilãs da poluição, as embalagens PET estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de reciclagem. Inclusive no setor da moda, que já consome 38% de todas as embalagens recicladas desse tipo. A lista de produtos que usam resinas PET como matéria-prima vai desde os tênis da Mizuno até camisetas da Brookfield e cuecas da D’Uomo.
Inovação
Energia no pedal
Essa é para quem é sustentável na prática. O misto de engenheiro, músico e cicloativista José Carlos Armelin criou uma bicicleta capaz de gerar energia com o movimento do pedal. As magrelas são usadas nos shows da banda CO2 Zero (foto), na qual o paulistano Armelin atua como baterista. A iniciativa, comum nos Estados Unidos, chega ao Brasil em um momento no qual cresce a consciência ecológica. A performance das magrelas do projeto Pedal Sustentável depende do condicionamento físico de cada piloto:
Empresas do Bem
Educação
Aprendizes do BB
Uma das mais bem-sucedidas experiências de democratização da informática, a Estação Digital da Fundação Banco do Brasil (FBB), presidida por Jorge Streit, está ajudando a melhorar a vida dos alunos do colégio Mestre Tinoco, da cidade de Dores do Indaiá (MG). Graças ao apoio da FBB, a informática foi incluída na grade curricular. Além de auxiliar na reciclagem de professores, os computadores são a base de programas contra o cyberbullying.
Parceria
Tecido social da Invista
Parceria entre a subsidiária da americana Invista, comandada por Nicésio Cascone, e a ONG Grupo Primavera está contribuindo para melhorar a renda de jovens carentes de Campinas (SP). Uma das ações é a doação de tecidos para a produção de bonecas e outros itens de artesanato. As peças são vendidas e a renda é usada nos programas de qualificação profissional mantidos pela ONG.