23/12/2015 - 18:30
A precisão de um atirador. A resistência de um maratonista. A flexibilidade de uma ginasta. Quem quiser fazer seu dinheiro render ao longo de 2016 terá de reunir as qualidades não de um, mas de vários atletas. Os Jogos Olímpicos de 2016 vão reunir a elite do esporte mundial durante duas semanas no Rio de Janeiro, mas, para garantir o primeiro lugar em rentabilidade, o investidor terá de suar a camisa durante todo o ano. Esse esforço é exigido por várias causas. A economia promete obstáculos no caminho do investidor, e a crise política deverá atrasar o retorno do crescimento em muito mais que os décimos de segundo que decidem o duelo pelo ouro olímpico.
Nesse cenário, as recomendações são várias. Em primeiro lugar, defender seu dinheiro da inflação. Em segundo, diversificar. E, por último, mas não menos importante, adotar a disciplina de um atleta para suportar os solavancos que prometem ocorrer. Como fazer isso? Dinheiro conversou com cerca de 22 economistas, analistas e profissionais do mercado financeiro para ouvir deles as recomendações para um ano que promete ser difícil. Nas páginas a seguir, você encontra as sugestões e as estratégias para as aplicações de renda fixa, além das oportunidades na renda variável e as mudanças recentes nos produtos de previdência privada.
Para facilitar sua escolha, DINHEIRO mais uma vez elaborou rankings exclusivos dos melhores fundos de investimento, nas categorias renda fixa, ações, multimercados e cambiais. Esses rankings já contemplam a nova classificação dos fundos, que entrou em vigor em outubro de 2015. Para isso, mais uma vez trabalhamos em parceria com a empresa de informações financeiras Economática, que consolidou e comparou os dados dos fundos e das ações. Agora, é respirar fundo e correr em busca do ouro. Bons investimentos!
—–
Confira as demais matérias do Especial – Onde investir em 2016:
- Braçada incerta
- Na mira dos estrangeiros
- Nem tudo reluz
- Acerte no alvo
- Vento a favor
- Equilíbrio à prova
- Salto sobre a crise
- Tiro incerto
- Corrida de longa distância
- Para os fortes