28/06/2013 - 21:00
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Afastado de cargos de comando desde que deixou a presidência da operadora de telefonia Vivo, em junho de 2011, o executivo Roberto Lima tem seu nome lembrado com frequência quando se trata de preencher postos de relevância no mundo corporativo – foi cogitado para dirigir a Oi e a Via Varejo, entre outras. Nesses dois anos, Lima se manteve ligado aos negócios, participando do conselho de administração de empresas como Pão de Açúcar, Accor e sua antiga empregadora, a Vivo. Aparentemente, o sabático esticado está prestes a terminar, caso as negociações de Lima com o francês Publicis cheguem a bom termo. Terceiro maior grupo de publicidade do mundo, atrás apenas do britânico WPP e do americano Omnicon, o Publicis, que controla uma dezena de empresas no País, estaria interessado em entregar-lhe a direção de uma de suas agências que necessitam de uma transição geracional na cúpula. A mais comentada dentro do próprio grupo é a Talent, adquirida em 2010. A conferir.
Frase da semana
“Eu não tenho a menor vontade de me lançar candidato”
Ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, comentando pesquisas que o colocam como favorito dos participantes das recentes manifestações à presidência da República
Feira
Casa aquecida
Marcada para o período de 13 a 16 de agosto, a versão de 2013 da Casa Brasil, uma das maiores feiras de design da América Latina, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, quer pegar carona no aquecimento do polo moveleiro da região, que faturou cerca de R$ 1 bilhão nos primeiros cinco meses do ano. A expectativa dos organizadores é de que nos quatro dias do evento sejam gerados negócios da ordem de R$ 220 milhões.
Relógios
Timex cai na rede
A marca de relógios americana Timex, licenciada no Brasil para o grupo Technos, começa a vender também pela internet. A loja virtual entra no ar no dia 7 de julho e a expectativa é de que represente 10% das vendas totais da Timex.
Automação Portuária
Israelense no terminal de Santos
A filial brasileira da israelense HTS, especializada em tecnologia para reconhecimento de dados, fechou contrato com o grupo paulista Rodrimar, formado por cinco empresas da área portuária, para automatizar quatro portões do terminal de Santos. A HTS opera sistemas do mesmo tipo em 40 países, incluindo os portos de Seattle, Antuérpia, Lisboa e Rotterdã, entre outros.
Locação
Motorista fiel
A americana Hertz traz em julho para o Brasil o seu programa internacional de fidelidade, o Gold Plus Rewards. De acordo com o diretor de marketing da locadora, John Salagaj, essa é uma forma de melhorar o atendimento aos consumidores no País e de diminuir as filas de espera, por exemplo. Com o cadastro, o cliente poderá também acumular pontos e resgatá-los em diárias de aluguel. A medida faz parte da estratégia de marketing da Hertz para chegar ao topo do pódio do mercado de locação de veículos, hoje liderado pela Localiza e pela Unidas.
Motocicletas
Na garupa dos hermanos
Walter Steiner, presidente da Zanella, a maior fabricante de motos da Argentina, com 100 mil unidades produzidas por ano, ainda não perdeu as esperanças de erguer sua primeira fábrica no Brasil. Segundo o executivo, as negociações emperraram na barreira do IPI de 35% para motos de até 250cc produzidas fora da Zona Franca de Manaus. Steiner espera que, assim como ocorreu com os carros importados da Argentina, haja algum tipo de isenção no futuro próximo. Ceará e Paraná seriam os Estados mais interessados em receber a fábrica.
Projeto social
Mesa Brasil vira selo
O Mesa Brasil Sesc, projeto de combate à pobreza do Serviço Social do Comércio, ganhará selo especial comemorativo dos Correios. Atualmente, a Mesa Brasil, que está completando dez anos, recolhe cerca de 40 mil toneladas de alimentos por ano para distribuição a 6.268 entidades, atendendo a mais de 1,6 milhão de pessoas diariamente, em 480 cidades brasileiras. Entre seus parceiros estão empresas como Unilever, Walmart, Carrefour, Danone, Pepsico e Parmalat.
Imobiliária
Brasil Brokers padroniza lojas da rede
A Brasil Brokers, uma das maiores imobiliárias nacionais, resolveu padronizar suas 120 lojas espalhadas pelo País. A ação faz parte de uma estratégia de unificação da marca, iniciada no segundo semestre de 2011. O investimento será de R$ 8 milhões em dois anos.
Club Med
O tour do chefão
O CEO mundial da rede hoteleira Club Med, Henri Giscard d’Estaing, filho do ex-presidente francês Valéry Giscard d’Estaing, estará no País nesta semana para acompanhar de perto as operações brasileiras. A companhia, que faturou € 1,5 bilhão em 2012, mantém dois resorts na Bahia e um no Rio de Janeiro. Seu primeiro compromisso, no sábado 29, será a reinauguração da unidade de Rio das Pedras (RJ), que recebeu investimentos de R$ 26 milhões para a reestilização do restaurante e do centro de convenções. De lá, Giscard d’Estaing visitará o Club Med de Trancoso (BA), classificada pelo jornal americano New York Times como a Saint Tropez dos trópicos.
Shopping
A Tenco chega ao Sul
A mineira Tenco, do empresário Eduardo Gribel, vai desembolsar R$ 500 milhões na abertura de quatro novos shoppings neste ano. Um deles é o Lages Garden Shopping, em Lages (SC), que marcará a entrada da construtora no sul do País. Os recursos fazem parte de um fundo criado com a entrada do Pátria Investimentos no capital da Tenco, dona de uma rede de 26 shoppings, concentrados nas regiões Norte e Nordeste.
Investimentos
Empresas japonesas de olho no Brasil
O escritório brasileiro da consultoria britânica KSI está recebendo, em média, a cada mês, a visita de representantes de duas companhias japonesas de diversos setores, como o automotivo e o de tecnologia, interessadas em se instalar no País. “O Brasil entrou com força na rota dos investidores japoneses, que pretendem diversificar os negócios e buscar alternativas mais seguras ao mercado europeu e ao do Japão, fragilizado pelo tsunami”, diz Danilo Ogassawara, responsável pela área internacional da KSI. Segundo a Jetro, agência de fomento do Japão, a expectativa é de que 60 novas companhias do país do sol nascente entrem no Brasil em 2013.
Enquanto isso, na pastelaria Congresso…
Reurbanização
Porto Maravilha
Controlada pelas empreiteiras Odebrecht, OAS e Carioca, a Concessionária Porto Novo já investiu R$ 200 milhões na execução das obras de reurbanização do Porto Maravilha, no Rio. Ao todo, a Porto Novo conta com 34 frentes que executam serviços de requalificação dos cinco milhões de m2 da Região Portuária carioca, nas quais serão desembolsados R$ 7,6 bilhões no prazo de 15 anos.
Colaboraram: Fabiano Mazzei, Hugo Cilo, Keila Cândido, Lucielle Veluto, Luiz Pacete e Rosenildo Ferreira