Durante todos os fins de semana do verão 2012, entre 17 horas e 19 horas, a rádio Band FM de São Paulo transmitiu, junto com a sua programação normal, sons imperceptíveis para o ouvido humano. Tratava-se de uma frequência de 15 quilohertz, a mesma emitida por libélulas, predadora natural de mosquitos. O objetivo era afastar pernilongos e outros insetos de perto de quem estivesse ouvindo o rádio no campo ou na praia. A ação foi patrocinada pela revista Go Outside, especializada em esportes de aventura e publicada pela editora Rocky Mountain. Tratava-se de um verdadeiro rádio repelente. 

 

88.jpg

Julio Ribeiro, presidente: a Talent recebeu um dos mais importantes prêmios do festival de Cannes,

com uma peça para a revista Go Outside.

 

A ideia da boa ação para os amantes da vida ao ar livre nasceu na agência de publicidade Talent, fundada por Julio Ribeiro e hoje controlada pela francesa Publicis, um dos três maiores grupos de publicidade do mundo. “Queríamos desenvolver algo que ninguém mais poderia pensar em fazer e que fosse além da propaganda tradicional de rádio”, afirmou João Livi, diretor-geral de criação da Talent. “É uma ideia nova para uma mídia que é considerada velha.” A criatividade foi bem recompensada. Na quarta-feira 20, a peça Rádio Repelente ganhou o primeiro Grand Prix na categoria rádio do País, no Festival de Cannes, o mais importante do mercado publicitário. 

 

O Grand Prix conquistado pela Talent é o quinto ganho por uma campanha brasileira, em 59 anos de existência do festival, e o primeiro já amealhado por qualquer empresa do grupo Publicis. Ele é concedido ao melhor dentre todos os vencedores de Leões de Ouro de cada uma das 15 categorias em que são divididas as premiações. O desempenho brasileiro neste ano, mesmo antes de serem revelados os vencedores das quatro últimas categorias, cujos nomes foram conhecidos apenas no sábado 23, já superou o desempenho histórico das agências locais. Elas conquistaram 67 leões. Neste ano, até o fechamento desta edição, a maior vencedora era a subsidiária da americana Ogilvy, com 14 prêmios.

 

89.jpg