22/11/2013 - 21:00
Em 1995, o Bradesco foi o primeiro a criar uma plataforma de acesso online para seus clientes. O ano marcou o início da internet comercial no Brasil, mas o número de internautas era irrisório. À época, o banco da Cidade de Deus foi o único a permitir que os clientes consultassem suas contas-correntes através do videogame Megadrive e de uma linha telefônica. Mesmo com um número pequeno de usuários, o Bradesco apostou nessas tecnologias. Quase 20 anos depois, repete a estratégia: ele será o primeiro banco nacional a lançar um aplicativo para o Google Glass, os esperados óculos tecnológicos do Google.
Visão: o aplicativo localiza a agência mais próxima do cliente, diz o diretor-executivo Minas
“Será mais uma conveniência para nosso cliente”, afirma Maurício Minas, diretor-executivo do Bradesco. “Não inovamos por inovar, eles vão experimentar algo diferente.” O aplicativo do Bradesco irá inicialmente funcionar como uma espécie de mapa. Ele mostrará onde estão localizadas as agências do banco e os hospitais conveniados da Bradesco Saúde mais próximos do usuário na tela dos óculos inteligentes. O comando será feito por voz e toque, mas será necessário que esteja sincronizado com um notebook ou smartphone.
Em um primeiro momento, não haverá a possibilidade de consultar a conta-corrente e pagar contas pelo aparelho. “Vamos incluir outras funções no nosso aplicativo do Glass com o tempo”, afirma Minas. “Buscamos entrar em cada plataforma por etapas.” A decisão de lançar um aplicativo para os óculos inteligentes, que deve chegar ao mercado americano em 2014, foi tomada em uma reunião da diretoria do Bradesco, no fim de outubro. Duas semanas depois, ele já estava pronto.
O Bradesco usou suas subsidiárias no Exterior para conseguir alguns exemplares dos óculos do Google. Com eles em mãos, contratou uma empresa nacional, cujo nome não foi revelado, para elaborar o aplicativo. Agora, chegou a hora de capitalizar seu pioneirismo. Nesta semana, o segundo maior banco privado brasileiro promoverá uma ação publicitária no YouTube que explicará como funciona o aplicativo para o Glass. Além disso, vai colocar exemplares dos óculos em sua agência futurista, instalada no shopping JK Iguatemi, em São Paulo.