05/10/2013 - 7:00
Construção
Hotel sobre as águas
Depois de Dubai, outro emirado do Golfo Pérsico pretende se destacar no mundo por suas construções suntuosas com uma pegada de sustentabilidade. Trata-se do Catar, que espera surpreender os turistas durante a Copa do Mundo de 2020 com iniciativas como o hotel (foto) flutuante. Cercado de muito verde, o empreendimento será autossuficiente em energia e poderá abrigar até 25 mil hóspedes. O projeto é assinado pelo escritório finlandês de arquitetura Sigge Archtects e será parte integrante da Oryx Island, ilha artificial que está sendo construída na região costeira de Doha.
Duas rodas
Rápida e ecológica
Quem gosta de unir sustentabilidade a velocidade pode ir preparando o bolso. Em 2014, chega às revendas dos Estados Unidos a motocicleta Mission R (foto), fabricada pela californiana Mission Motors. O veículo possui um potente motor elétrico de 600 cc, capaz de acelerar de zero a 100 quilômetros em apenas três segundos, um recorde para a categoria. Cada carga permite percorrer 224 quilômetros, e para levar a motoca para casa será preciso desembolsar US$ 32,5 mil.
Alimentação
Varejo contra o desperdício
Cansado de ver alimentos em bom estado ir para o lixo, o americano Doug Rauch criou uma rede de varejo que terá em suas gôndolas apenas alimentos com validade vencida. A primeira loja Daily Table será inaugurada em 2014, na cidade de Dorchester, Massachusetts. Rauch se apoia em estudos que indicam que a validade da maioria dos produtos não condiz com o que é expresso no rótulo.
Moda
Pegada verde
Enquanto boa parte dos calçadistas brasileiros reclama do chamado Custo Brasil, a francesa Vert escolheu exatamente o País para produzir tênis para exportação. O diferencial do negócio é que a empresa usa apenas insumos orgânicos, como algodão cultivado sem agrotóxico e borracha natural. A matéria-prima é adquirida de 300 agricultores e extrativistas do Ceará e da Amazônia. No ano passado, a Vert obteve receita global de € 5,7 milhões.
Empresas do Bem
Comunidade
Parceria pela saúde
A dobradinha entre o laboratório Pfizer e a Casa do Zezinho (foto) promete levar saúde e bem-estar aos moradores do entorno da ONG situada no Capão Redondo, bairro carente da zona sul de São Paulo. Eles terão acesso a atendimento psicológico e terapias alternativas bancados pelo laboratório. O objetivo é ajudar no combate ao estresse. Batizada de Se Cuida Zezinho, a iniciativa vai beneficiar 15 mil pessoas por ano, incluindo crianças, jovens e adultos moradores da região.
Social
Caminhão Sorriso
Seis cidades dos Estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo foram incluídas no roteiro do Caminhão Odonto da Sascar (foto). O veículo está levando atendimento odontológico gratuito aos profissionais do volante. A meta é atender dez mil caminhoneiros até o final do ano.