12/10/2013 - 7:00
O sueco Gustaf Nordback, diretor de estratégia global da americana Rosetta Stone, especializada no ensino online de idiomas, fala fluentemente inglês, francês, alemão e espanhol, além do seu idioma nativo. Em breve, o executivo espera poder conversar também em português. “É um idioma sexy, fácil de aprender”, afirma o poliglota. O motivo do esforço é que sua empresa, que atua há dois anos no Brasil, ainda apenas no mercado corporativo, vai começar a vender seus serviços também no varejo. O objetivo é conquistar uma parcela do crescente mercado de cursos de idiomas, segmento que deve movimentar, segundo cálculos da própria empresa, R$ 8 bilhões até a Copa do Mundo de 2014.
Poliglota: Gustaf Nordback, diretor de estratégia, aposta no marketing boca
a boca para crescer no Brasil
A previsão é de iniciar a operação em um mês. Para entrar nesse mercado, a Rosetta Stone, cuja sede fica em Arlington, no Estado americano de Virgínia, terá de superar as concorrentes Open English, que atua no País desde o ano passado, e Englishtown, por aqui desde 2001. As duas estão promovendo intensas campanhas de marketing. A Open English, do venezuelano Andrés Moreno, que possui 20 mil alunos brasileiros, já figura entre as dez maiores anunciantes da tevê paga, por exemplo. Os planos da Rosetta Stone, que faturou US$ 250 milhões no ano passado, no entanto não incluem gastos exorbitantes com publicidade. “Nosso marketing será no boca a boca”, afirma Nordback.
“Não vale a pena brigar na televisão quando há muito espaço para crescer.” Criada em 1992, a Rosetta Stone apostou, inicialmente, na venda de softwares com sua metodologia de ensino, que promete imitar a maneira como se aprende o idioma materno, em quiosques localizados em shoppings. Neste ano, porém, decidiu fechar todos os seus pontos de venda para se concentrar apenas na operação online. Atualmente, a companhia oferece 30 cursos, incluindo idiomas pouco falados, como sueco e suaíli (uma das línguas oficiais do Quênia). O inglês, seguido do espanhol, é o mais procurado.