15/09/2010 - 21:00
Considerado até muito pouco tempo atrás um mico de audiência na emissora dos bispos da Igreja Universal, ele bateu o Domingão do Faustão na média da audiência no domingo 5. Foram 15,4 pontos de Gugu, contra 15,1 de Faustão. Na média geral da Grande São Paulo, Gugu também foi destaque por ter conseguido seu pico no Ibope: 13 pontos, contra 15 da Globo e 10 do SBT.
Cerveja
A força da lata
A temporada de latas personalizadas no mercado de cerveja está longe do fim. Depois de a Skol lançar a lata que fala e a Brahma trocar o branco pelo vermelho e estampar camisas de times nas embalagens, chegou a vez da Itaipava confeccionar sete milhões de latas com imagens de carros da Stock Car. A ação reforça a presença da empresa como patrocinadora da categoria desde o início da temporada 2010.
Mídia
Propaganda em 3D
A tecnologia 3D chegou à propaganda impressa. A Fiat lançará a primeira campanha com anúncios tridimensionais em revistas. Criada pela Leo Burnett, a peça mostrará dois lançamentos da Fiat. Óculos especiais serão distribuídos aos leitores.
Cinema
Chico Xavier popstar
O filme Nosso Lar, longa-metragem inspirado no livro de Chico Xavier, registrou a melhor estreia desde o renascimento do cinema nacional nos anos 90. Entre sexta-feira 3 e domingo 5, faturou R$ 6,2 milhões e foi visto por 580 mil pessoas. Nesse ritmo, os R$ 20 milhões gastos na produção do longa, o maior valor da história no País, será pago em menos de três semanas.
Campanha
Moça Social
A partir deste mês, um dos mais antigos produtos da Nestlé no Brasil, o leite condensado Moça, estreará nas mídias sociais. A marca terá página no Facebook e no Twitter. A ação, inédita na empresa, faz parte da campanha Escolha Ser Feliz de Verdade, criada pela W/McCann. O leite condensado Moça, assim como a Nestlé Brasil, comemora 90 anos no ano que vem.
Bate-papo
Rodrigo Arrigoni, sócio da agência R18
A R18 é especializada em marketing processual. O que é isso?
O marketing é antes de tudo um pensamento metodológico. Analisamos os processos comunicacionais internos e externos de uma empresa e miramos a eficiência processual. É uma forma de fazer marketing tendo uma visão ampla do negócio. Desde a relação entre as áreas internas até a eficiência do SAC, a comunicação deve ser planejada para gerar resultados qualitativos e quantitativos.
Na prática, qual o resultado desse trabalho?
Nosso planejamento comunicacional é pragmático, ou seja, não temos uma fórmula. Desenvolvemos com nossos clientes o melhor processo comunicacional para determinadas circunstâncias e metas (menor investimento e maior retorno). Após um planejamento de ativação do ciclo comercial, um cliente pode multiplicar suas vendas.
Que tipo de empresa aposta nesse mercado de marketing processual?
Podemos dizer que investir em marketing processual é investir em uma nova maneira de pensar a comunicação. Além disso, vale apontar para alguns de nossos clientes que investiram e estão colhendo os frutos de cases com resultados expressivos, como a Mapfre Seguros e a rede Atlantica Hotels International.