João Amaral tem a responsabilidade de comandar o projeto Voz dos Oceanos, iniciativa da Família Schurmann contra a poluição das águas. A primeira expedição começou em Santa Catarina e termina na Nova Zelândia.

ORIGEM
“Ao retornar da terceira volta ao mundo, a família Schurmann começou a refletir sobre o legado que queria deixar. Incomodava a eles ver que o projeto de Jacques Cousteau havia enfraquecido após sua partida. Decidiram agir contra a poluição dos mares e assim nasceu o projeto A Voz do Oceano”.

A EXPEDIÇÃO
“Nossa expedição começou no ano passado. Na primeira perna, o veleiro saiu de Santa Catarina e chegará à Nova Zelândia em dezembro de 2023. Em seguida, devemos fazer a Ásia. E, na terceira perna, da África até o norte Europeu. Ao fim deste trajeto estaremos em 2027. Agora estamos pensando nos últimos três anos. Assim cobrimos a Década do Oceano”.

MODELAGEM
“Criamos quatro pilares para dar governança ao projeto. Educação, Ciência, Arte e Tecnologia & Inovação. Dessa forma conseguimos conscientizar comunidades com dados e métricas, aliar soluções inovadoras para a economia azul e tocar o coração das pessoas, aumentando o engajamento.”

DESAFIO
“É preciso falar mais da economia azul. Hoje o mar recebe mais de 13 milhões de toneladas de lixo por ano, o equivalente a um caminhão por dia”.

(Nota publicada na edição 1302 da Revista Dinheiro)