26/08/2022 - 4:40
Ao longo de seus 70 anos de história, o Frango assado passou por algumas transformações. A primeira delas logo em seu segundo ano de atividade, em 1954. A barraca de lanches, frutas e bebidas aberta por seu José e Nona Rosa Mamprin na Via Anhanguera, em Louveira (SP), começou a oferecer também o tradicional frango assado que a família comia em seu almoço. O Rancho São Cristóvão mudava de nome para o homônimo prato principal. Em 1977 começou a abrir filiais pelas estradas do estado de São Paulo. Já em 1984 surgiu o mascote Frangolino, que também é parte do logotipo da empresa até hoje. No fim da primeira década dos anos 2000, com a rede de restaurantes consolidada por ser uma conveniência completa com lanchonete, restaurante, padaria, minimercado e posto de gasolina, foi adquirida pela International Meal Company (IMC), que também detém as marcas KFC e Pizza Hut no Brasil. Agora o Frango Assado se prepara para mais uma reestruturação importante. “Até o fim do ano, para comemorar o aniversário de 70 anos, pretendemos apresentar uma nova marca, uma nova cara da marca. Existe demanda para novas experiências do consumidor”, disse Alex BX Pinto, CMO da IMC. “O novo consumidor de rodovia tem diferentes exigências de cinco anos atrás.”
Os detalhes da reformulação estão sob sigilo. Mas a reportagem da DINHEIRO apurou que deve haver alterações no logotipo, na fachada das unidades e no layout interno das lojas. Também haverá alteração no cardápio — que já ganhou novos produtos neste ano em comemoração às sete décadas de atuação —, como o sanduíche parmegiana e o lanche de sobrecoxa de frango empanada. Os fãs dos famosos pães de semolina, das coxinhas — os quais são vendidos mais de 1 milhão de unidades de cada por ano — e do espetinho de frango podem ficar tranquilos: os carros-chefe da operação permanecerão no menu. A modernização ocorre para não se distanciar do concorrente Graal, com sua infraestrutura de 50 lojas revitalizada nos últimos anos e a criação de marcas próprias como os lanches NYC, OhSushi, Piu Italia, Route Café e Via Grill.
O Frango Assado é a marca de maior receita, rentabilidade e impacto no business do grupo IMC, que atingiu R$ 1,85 bilhão em vendas ano passado. A rede volta a ter movimento e gerar receita após um momento crítico em 2020 e parte de 2021, durante as restrições causadas pela pandemia de Covid-19. Atualmente, as lojas registram números próximos dos resultados pré-pandêmicos. “Este ano é de virada”, afirmou BX Pinto. O faturamento do primeiro semestre foi 50% maior em relação ao ano passado, com o negócio lucrativo e sustentável novamente.
Alguns avanços começaram ainda no ano passado, quando a rede inaugurou sua 26ª unidade, na cidade de Guará, interior de São Paulo, após oito anos sem expandir. O planejamento é seguir crescendo pelas rodovias paulistas — está presente em dez delas — para posteriormente ganhar as estradas de outros estados. “Em São Paulo ainda tem muita oportunidade. É onde está a maior e mais estruturada malha rodoviária do País”, disse o executivo da IMC. A Rodovia Presidente Dutra, em seu trecho urbano, que vai da capital paulista a Guarulhos, é uma das possibilidades estudadas pelo Frango Assado para uma nova loja, em conceito de paradas mais rápidas, de até 20 minutos. O modelo é de acesso fácil, atendimento mais ágil e produtos prontos, para conveniência dos consumidores. Também está nos planos as grandes lojas, utilizadas por viajantes de trajetos mais longos, como famílias e grupos de excursões. Esse tipo de estabelecimento requer parcerias com postos de combustíveis. Das 26 unidades, em 18 o próprio Frango Assado opera a venda de gasolina. Para os futuros pontos, busca parceiros para focar no core de restaurantes.
A prospecção de áreas à beira das rodovias tem sido cautelosa, pois requer investimento elevado. A maioria dos terrenos é green field, sem qualquer estrutura. Fluxo da rodovia e visibilidade são os principais critérios para a escolha do local. Além de novas unidades, um programa de pit stop (atendimento em cinco minutos) e serviço de drive thru em uma das lojas já existentes também estão no pipeline da empresa.
DIGITALIZAÇÃO O Frango Assado tem ainda investido em digitalização. Esses avanços seguirão na reformulação que será efetivada até o fim do ano. Autoatendimento no check out foi um dos projetos colocados em prática. Reduz custos com mão de obra, aumenta a fluidez dos clientes e evita filas nos caixas. Recentemente a marca lançou aplicativo e iniciou seu programa de fidelidade, chamado Fran-GO. A cada real gasto o consumidor acumula 1 ponto, que pode ser trocado por produtos — uma coxinha vale 50 pontos, por exemplo. “Queremos gerar frequência”, afirmou BX Pinto. Ou seja, as mesmas caras dos consumidores para lojas com uma cara diferente.