05/06/2015 - 20:00
Muitas empresas inovadoras surgiram no ambiente acadêmico, ou foram criadas por jovens que conviveram neste espaço. Especialmente àquelas que integram a chamada Nova Economia, movimento no rastro do qual surgiram Microsoft e Facebook, além de outras tantas expoentes do Vale do Silício, na Califórnia. No Brasil, os laboratórios, os espaços de incubação de negócios e até mesmo as salas de aula das universidades também vêm testemunhando o aparecimento de inúmeras empresas. Especialmente àquelas que se propõem a trabalhar com uma pegada sustentável e têm no ativismo de seus sócios a força motriz do negócio. É o caso da carioca Zebu Mídias Sustentáveis, criada pelos designers Amon Pinto, Pedro Ivo e Rafael D´Avila que teve por base os debates sobre sustentabilidade ocorridos ao longo do curso de design na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A empresa começou a ser gestada em 2010, mas somente em 2012 é que começou a funcionar oficialmente.
A Zebu atua no design, na criação e no desenvolvimento de projetos tendo como base a sustentabilidade. “Hoje, inúmeras empresas já reconhecem que este conceito deve estar no centro de sua estratégia de negócio”, afirma Amon. O trio tem liderado algumas das iniciativas mais bacanas que acontecem na Cidade Maravilhosa. Uma delas é o projeto Traga a Natureza pra Cidade, em parceria com a Múrmura, plataforma colaborativa também sediada no Rio de Janeiro e da qual Amon é um dos patronos. Foram três intervenções urbanas: criação de uma vaga viva, transformação de postes em uma espécie de canteiro vertical e um mini jardim sobre o teto de uma parada de ônibus, destinadas a causar impacto e buscar adesões, por meio do exemplo.
O trabalho começou pela Zona Portuária do Rio de Janeiro, onde está baseada a Zebu, e deu origem a um vídeo publicado no site da plataforma colaborativa Múrmura convocando as pessoas a aderir. Deu certo. Em apenas 50 dias foram realizadas 21 ações em 12 cidades de oito Estados. “Ficamos surpresos com o alcance”, diz o sócio da Zebu. Os vídeos estão sendo avaliados pelo trio e os demais patronos da Múrmura, e uma das iniciativas será escolhida para ser replicada, em maior escala, no Rio de Janeiro. O ativismo é uma faceta importante da filosofia de trabalho do trio e ocupa uma parte do tempo da equipe de funcionários. Contudo, a Zebu vai muito além.
Especializada em soluções sustentáveis para campanhas empresariais, a Zebu também bebe na fonte da inovação. Uma amostra disso foi o desenvolvimento de uma tinta orgânica, feita de insumos naturais como cacau, açafrão, beterraba etc., e à base de água. Elas são usadas para impressão em papel e madeira. “Estamos em fase de estudo para criação de uma empresa independente para cuidar deste produto”, afirma Amon. A carteira de clientes inclui potências do varejo, como o Ponto Frio, e eles já se envolveram em ações de grande fôlego como o desenvolvimento e a produção dos brindes oficiais para a Copa do Mundo 2014 da FIFA.
(Atualizado em 16 de junho de 2015, às 16h. O texto original continha erros e imprecisões)
Confira as demais empresas do bem:
• TNT Mercúrio
• Nike
• Natura
• Coca-Cola
• SAP
• Coelce
• TIM
• Bradesco
• Sitawi
—–
Confira também as demais categorias:
• Educação: Um desafio de todos nós
• Saúde: Avanço animador
• Ecologia: A natureza como aliada
• Tecnologia: O conhecimento a serviço das boas causas