10/10/2012 - 21:00
Moda
Joias tecidas
Camisetas e outras peças de roupas, depois de usadas, acabam indo para o lixo. Isso, porém, não acontece com as peças que passam pelas mãos da estilista e designer americana Julia Vasic. Com passagem por grifes como Michael Kors e Victoria’s Secret, ela está usando tecidos descartados como base para a produção de joias (foto). Para incrementar o valor de pulseiras e colares da coleção, Julia inclui nas joias alguns detalhes em ouro e pedras preciosas.
Tecnologia
E do bagaço fez-se o gás, a luz…
A paranaense GEO Energética desenvolveu um sistema capaz de converter os restos da produção de açúcar e álcool em dinheiro. A empresa criou um modelo de usina (foto) que transforma o bagaço, a vinhaça e a palha em biogás. A partir daí, o gás pode ser usado para produção de energia ou como combustível. Com isso, espera-se liberar para plantio as áreas usadas no armazenamento e tratamento desses resíduos.
Moradia
Casa na árvore
O sonho de ter uma casa na árvore, que povoou a imaginação da maioria das crianças, serviu de inspiração para a britânica Blue Forest. Em vez de mirar na garotada, a empresa colocou em seu foco os endinheirados com consciência ambiental. Para eles, foi desenvolvido um portfólio que inclui modelos como a Ecoperch (foto). Feita em madeira de reflorestamento, ela possui banheiro com descarga a vácuo, sistemas de captação de água da chuva e de geração de energia solar.
Transporte
Inclusão sobre quatro rodas
A necessidade, muitas vezes, ajuda a despertar a criatividade. Um caso emblemático é o da americana Stacy Zoern. Ela é a criadora do Kenguru, um carro elétrico sob medida para cadeirantes. O bólido é vendido sob encomenda. O negócio foi viabilizado graças a doações de US$ 2,5 milhões, feitas por investidores. Veja mais informações sobre o projeto:
Empresas do Bem
Educação
Escola móvel
A Petrobras está na linha de frente de um programa educacional em parceria com o Gracc, entidade paulistana que auxilia crianças e jovens (foto) em tratamento de câncer. A empresa é patrocinadora do projeto Escola Móvel, encarregado de garantir a educação desse contingente.
Diversidade
A aposta da PwC
Para promover a diversidade, a PwC Brasil, empresa de consultoria presidida por Fernando Alves, firmou parceria com a ONG paulistana Afrobras, mantenedora da Faculdade Zumbi dos Palmares. A consultoria treinou e contratou alunos da instituição de ensino, que reserva 50% das vagas para afrodescendentes.