Aprovada por unanimidade pelo Senado, a lei impede a candidatura de políticos condenados na Justiça.  O deputado federal Paulo Maluf (PP), por exemplo, já sentiu o peso da lei: sua candidatura foi declarada nula pelo TRE-SP. A lei tem que ser cumprida. Só assim a opinião pública vai apoiá-la. Na Alemanha, qualquer condenação judicial impede, automaticamente, uma pessoa de votar e ser votada. O fato é que a Lei Ficha Limpa saiu do papel. Uma vitória dos cidadãos e da democracia no Brasil.

1 – Publicidade

Sob nova direção

 

A agência de publicidade Talent, uma das mais eficientes, vai mudar de mãos. Fundada por Julio Ribeiro,  será comprada pelo Publicis Groupe, multinacional de comunicação com sede em Paris e faturamento de 4,5 bilhões de euros. A marca Talent e seus gestores permanecerão  na agência por prazo fixado em acordo.  

 

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2 – Fast-food

Cambaleante 

 

As operações no Brasil da rede de restaurantes TGI Friday’s não vão bem. A cadeia já encolheu em São Paulo e no Rio. A desidratação é geral. A Friday’s também não vai bem em outras capitais. A rede já fechou duas de suas maiores lojas. A última a cerrar as portas foi a do Shopping New York City Center, no Rio de Janeiro.

 

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3 – Aviação  1

De olho

 

O acordo que formou a Latam, a partir da associação da TAM e da LAN, abriu os olhos de empresas internacionais que aceleram o flerte com a brasileira Gol. A irlandesa Ryanair está na fila. A Gol nega que tenha sido sondada. 

 

 

4 – Aviação  2

Big call

 

O grupo Sinergy, proprietário da Avianca, também está sendo assediado, só que por grandes bancos, para abertura de seu capital.  Já foram feitas três propostas – todas refutadas por German Efromovich, dono da companhia. A justificativa? Os bons resultados da Avianca. Exemplo: os quase 100% de ocupação na ponte área RJ-SP, nos seus Airbus que fazem o trajeto.

 

 

5 – Aviação 3

Big deal

 

O CEO e o presidente mundial da Delta AirLines desembarcam em São Paulo nesta semana. Em meio a encontros com executivos da Delta do Brasil e da América Latina, Richard Anderson e Edward Bastian já reservaram tempo para uma reunião com German Efromovich, da Avianca. A pauta: uma aliança entre as duas empresas e, quem sabe, a compra de parte da Avianca. Os executivos devem agendar nova reunião com Efromovich, em Atlanta, nos Estados Unidos.

 

 

6 – Setor náutico

Procuradas

 

O mercado náutico vai a todo vapor. As best-sellers são as lanchas entre 27 e 36 pés, que custam em média R$ 350 mil. Vários degraus acima, os iates com mais de 60 pés também estão vendendo muito bem. A prova dos noves será feita no São Paulo Boat Show, que acontece em outubro, na capital paulista, promovido por Ernani Paciornik.

 

 

7 – Turismo Luxo 1

Ranking

 

O Brasil passou a ocupar o terceiro lugar em passageiros que viajam para hotéis de luxo que integram a rede Leading Hotels of the World. O Brasil está atrás dos Estados Unidos e do Reino Unido. João Annibale, presidente da Leading Brasil, comemora.

 

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8 – Turismo luxo 2

Mais um 

 

O hotel Cheval Blanc  terá um novo empreendimento com sua luxuosa marca, desta vez, em Paris. A antiga loja de departamento La Samaritaine receberá o sofisticado hotel idealizado pelo francês Bernard Arnault, o homem mais rico da Europa.

 

 

9 – Low cost

Low market

 

Sobre a possível entrada de empresas automobilísticas low price no mercado brasileiro, Cledorvino Belini, presidente da Fiat Brasil e da Anfavea, é categórico: “O País tem regras de mercados maduros e consumidores exigentes.” Para ele, a indiana Tata pode até tentar entrar no Brasil. Mas não com o seu modelo mais barato, de US$ 2.500. Teria que criar outro produto mais compatível com a realidade brasileira. Senão, é prejuízo na certa. 

 

 

10 – Bebida…sólida?

Ineficiência

 

Ivan Zurita, presidente da Nestlé, questionou a Anvisa. A agência reguladora proibiu a publicidade da bebida Alpino Fast, alegando que as imagens na embalagem do produto induziam as pessoas a acreditar que o produto tivesse o chocolate Alpino em sua forma sólida. A Nestlé ganhou a ação e não mexeu na embalagem. As vendas do produto aumentaram 30%. 

 

 

11 – Destino

Amanjena Marrocos

 

Um paraíso é o que se encontra ao entrar no Amanjena, o primeiro hotel Aman da África, a poucos minutos do centro de Marrakesh, no Marrocos.  Uma fonte com pétalas de rosas dá as boas-vindas a quem busca privacidade e conforto. Em meio a exóticos pomares de oliveiras, os pavillions abrigam suítes exclusivas, com piscinas privativas. O hotel ainda tem um belíssimo spa que oferece hamman, espécie de casa de banho, muito tradicional no país. As diárias podem chegar a US$ 3.500. www.amanresorts.com/amanjena

 

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12 – Civilidade

Brinde

 

São Paulo foi surpreendida pela civilidade, organização e urbanidade do evento Promena-de, realizado na capital paulista, no dia 22. As pessoas passearam em família, celebraram, ouviram música e se cumprimentaram na Rua Oscar Freire, nos Jardins, onde a promoção aconteceu. Lojas cheias, restaurantes lotados e pessoas felizes. Um brinde à Chandon que deu este presente a São Paulo.  

 

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13 – Objeto de Desejo

Na fila

 

Uma peça inusitada e ousada da grife francesa Louis Vuitton já está com lista de espera nas lojas brasileiras da luxuosa marca. 

A fórmula? Edição limitada e cara. O Brasil receberá apenas um par do calçado feminino para cada número. Uma criação do megaestilista Marc Jacobs, é feita com pele de raposa e custa…R$ 7 mil! A peça é uma espécie em extinção.

 

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14 – Entrevista           

 

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Gesner Oliveira, presidente da Sabesp

 

Universalizar serviços de saneamento básico é o desafio de empresas como a Sabesp, que hoje também oferece soluções ambientais. Veja na entrevista com Gesner Oliveira, presidente da companhia.

 

Líderes – Qual o retorno dos últimos investimentos da Sabesp? 

Gesner Oliveira  – Investimos R$ 1,6 bilhão ao ano e tivemos um lucro de R$ 1,3 bilhão em 2009. A Sabesp apostou na combinação: mais investimento e eficiência técnica e menos custo. 

 

Líderes – Quais os novos negócios previstos para 2011?

GO – Estamos atentos a novas demandas por soluções ambientais. Já atuamos nas áreas de aterro sanitário, resíduos ambientais e produção de água de reúso, além de contratos com grandes clientes que buscam novas soluções.  Esse conjunto de atividades tem sido fonte de receita adicional para a empresa.

 

LÍDERES – Quanto a Sabesp cresceu em 2009?

GO – De 2008 para 2009, tivemos crescimento, com uma receita líquida de R$ 6,7 bilhões.

 

LÍDERES – Segundo recente levantamento do IBGE, a maioria da população não tem acesso a saneamento básico. Como a Sabesp trata este problema?

GO – A universalização dos serviços é um desafio da Sabesp e do planeta. No País, mais de 90 milhões de pessoas vivem sem acesso à rede de esgoto, 30 milhões não têm acesso à rede de água e 8 milhões de brasileiros não têm banheiro. Um problema dramático. Nossa meta é universalizar os serviços de água e esgoto em São Paulo até 2018. 

 

 

Aprovado


Adimplência

 

Em julho, o número de cheques devolvidos por falta de fundos no País representou 1,74% do total de folhas emitidas. Foi o menor índice para o mês, desde julho de 2004, quando deixaram de ser compensados 1,56% dos cheques em circulação. 

 

 

Reprovado


Atraso

 

Na contramão de países desenvolvidos, metade dos municípios brasileiros ainda usa lixões a céu aberto como destino para seus resíduos sólidos, segundo o IBGE. Piauí, Maranhão e Alagoas são os campeões do mau exemplo: destinam mais de 95% dos resíduos aos lixões. 

 

 

“Não julgue cada dia pela colheita que você obtém, mas pela semente que você planta” – Robert Louis Stevenson

 

 

Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno Pereira